Em meio ao grande número de questões urgentes sobre o meio ambiente e sua preservação, a população começa aos poucos a ganhar mais informações e transparência sobre as decisões governamentais nessa área. Pelo menos é isso que busca o compromisso 15 do 3º Plano de Ação do Brasil para Governo Aberto, documento destinado a promover ações, medidas e projetos para os próximos dois anos.

A falta de informações gera na população uma desconfiança e também uma sensação de impotência perante as decisões que irão mudar o futuro de cada cidadão e do país. Fornecer dados, prestar contas e abrir espaço para a participação cidadã representa um importante passo para mudar uma cultura em que nada ultrapassava as esferas do governo.

Atualmente, ao lado de outros 70 países, o Brasil tem o compromisso de trabalhar por essa mudança. Desde 2011, o país faz parte da Parceria para Governo Aberto (OGP, da sigla em inglês de Open Government Partnership), iniciativa que visa garantir que os governos assumam compromissos concretos de promoção da governança, transparência e no combate à corrupção. O 3º Plano de Ação, assim como os dois anteriores, foi construído tendo esses objetivos como premissas.

Iniciado em 2016, o plano contém 16 compromissos estabelecidos após a implantação de uma metodologia especial. As discussões que envolveram a definição dos compromissos ocorreram por meio da realização de oficinas de co-criação, reuniões que tiveram a participação de especialistas do governo e da sociedade civil. Esse método envolveu 105 pessoas, sendo 57 representantes da sociedade civil e do setor privado e 48 do governo (em seus níveis federal, estadual e municipal). Os 16 compromissos estabelecidos devem ser específicos, mensuráveis, relevantes, factíveis e delimitados no tempo, além de estarem de acordo com os princípios de Governo Aberto definidos pela OGP. Em síntese, os 16 compromissos firmados são:

1. Dados Abertos no Governo Federal

2. Transparência Sobre os Recursos Públicos

3 e 4. Política de Acesso à Informação do Governo Federal

5. Efetividade de Mecanismos de Participação da Política Nacional de Participação Social

6. Recursos Educacionais Digitais

7. Dados Abertos e Governança da Informação em Saúde

8. Prevenção à Tortura, a Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes no Sistema Prisional

9. Espaços de Inovação para Gestão e Serviços Públicos

10. Avaliação e Simplificação de Serviços Públicos

11. Inovação Aberta e Transparência no Legislativo

12. Fomento a Governo Aberto em Estados e Municípios

13. Transparência e Inovação no Judiciário

14. Participação Social no Ciclo de Planejamento do Governo Federal

15. Dados Abertos e Transparência Ativa em Meio Ambiente

16. Mapeamento e Gestão Participativa para a Cultura

Floresta Nacional do Jamanxim em Novo Progresso, Pará. (Foto: Vinícius Mendonça - Ascom/Ibama/Flickr-CC)

Floresta Nacional do Jamanxim em Novo Progresso, Pará. (Foto: Vinícius Mendonça - Ascom/Ibama/Flickr-CC)