Você está aqui

Semifinalistas do Desafio InoveMob apresentam seus projetos para prefeitos

A Nova Mobilidade e as tecnologias agregadas parecem estar tomando as cidades em alta velocidade. Porém, soluções para os atuais desafios de mobilidade precisam ser mais do que boas ideias, mas preencher lacunas que tornam os sistemas de transporte ineficientes ou insustentáveis. Os 12 semifinalistas do Desafio InoveMob, que buscam conquistar as cidades com seus projetos, tiveram uma oportunidade de traduzir as ideias diante de gestores públicos. Depois das capacitações, foi a hora de cada semifinalista apresentar seu pitch a dezenas de prefeitas e prefeitos presentes na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em 7 de maio, em Niterói (RJ).

Em dois minutos, os CEOs e cofundadores da Bikxi, BusUp Brasil, Bynd, Carona a Pé, Chica, Est, Milênio Bus, Nina, Onboard Mobility, RidePoli, Vanmos e WiiMove tiveram de explicar os benefícios, modelos de negócio, diferencial e impacto de seus projetos em frente a uma plateia que lotou uma das galerias do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Convocados pela FNP, apoiadora do Desafio InoveMob, prefeitos e secretários de sete capitais e dezenas de cidades brasileiras assistiram atentos aos 12 projetos que buscam trazer alternativas para melhorar a mobilidade através de projetos que incluem uso de bicicletas compartilhadas, transporte a pé, eficiência e segurança do transporte coletivo, caronas e transporte sob demanda.  

“O InoveMob é uma iniciativa que tem tudo a ver com o século XXI, com o futuro das cidades, com os desafios da mobilidade urbana e com a melhoria dos serviços de transporte público. De fato, esses 12 selecionados trazem soluções inovadoras e tenho certeza de que os prefeitos presentes aqui irão dialogar e construir soluções importantes juntamente com essas startups”, exaltou o prefeito de Niterói e anfitrião do evento, Rodrigo Neves.

Segundo as equipes participantes, as oficinas realizadas para refinar o pitch foram muito importantes. “Com os feedbacks nos workshops, mudamos muito nosso pitch para os prefeitos. Senti muito mais confiança para apresentar. Logo depois, uma prefeitura me procurou e se mostrou interessada. Isso foi um retorno incrível”, disse Renato Rodrigues, da Milênio Bus.

“O InoveMob está sendo muito importante. O primeiro workshop que tivemos foi ótimo para recebermos dicas para os pitchs voltados para o governo, que é algo que não estamos habituados a fazer”, destacou Danilo Tamelani, da Bus Up. “Foi uma oportunidade de encontrarmos em um único lugar uma quantidade muito grande de prefeitos e poder apresentar, tendo toda a atenção deles, as soluções que estamos propondo”, comemorou Luiz Renato Muno de Mattos, da Onboard Mobility.

A 73ª Reunião Geral da FNP foi o momento perfeito para promover este encontro com os gestores municipais. O evento foi realizado com o objetivo de promover debates sobre as principais pautas das cidades através de seminários, workshops, oficinas e reuniões que ocorrem paralelamente. O prefeito de Campinas e atual presidente da FNP, Jonas Donizette, salientou a importância de um espaço de interação com provedores de soluções de mobilidade urbana, empreendedores tecnológicos e academia como o possibilitado pelo Desafio InoveMob. “As principais oportunidades desse projeto são o aprimoramento do uso de dados para melhoria dos serviços de transporte público, a garantia do acesso de todos os cidadãos ao serviço, e a eficiência na gestão do serviço público”.

Os semifinalistas do concurso também tiveram a chance de apresentar seus projetos durante dois dias em estandes instalados no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, centro de Niterói, sede oficial da 73ª Reunião Geral.

“Tivemos a oportunidade de conhecer 12 grandes projetos que têm uma capacidade de transformação da dinâmica das cidades. Acho que os prefeitos têm uma grande oportunidade de buscar mudanças para o dia a dia das pessoas com a possibilidade de implantar novas ideias. Estamos muito animados e tenho certeza que teremos uma grande dificuldade para escolher os cinco projetos finalistas que vão trabalhar até o final do ano nesse desafio”, exaltou Thiago Sugahara, chefe de relações públicas e governamentais da Toyota Mobility Foundation do Brasil.

O interesse de prefeitos e prefeitas pelos projetos será importante para a próxima etapa do Desafio. As cidades devem fazer contato com os semifinalistas até o dia 25 de maio para demonstrar sua vontade de testar as soluções inovadoras. Esses contatos serão fundamentais para a definição dos cinco finalistas do Desafio, que receberão US$ 20 mil para implementar um projeto-piloto. O anúncio dos cinco finalistas será feito em 8 de junho. O Desafio InoveMob é realizado pela Toyota Mobility Foundation e pelo WRI Brasil com apoio da Frente Nacional de Prefeitos.

Semifinalistas do Desafio InoveMob durante a 73ª Reunião Geral da FNP, em Niterói (Fotos: Paula Tanscheit/WRI Brasil)

Comentar

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.