Você está aqui

Cidades Sustentáveis

O Brasil pode reduzir de forma substancial as emissões de GEE ao adotar combustíveis e tecnologias veiculares mais limpas, qualificar os sistemas de transporte urbano e promover um modelo de cidade conectada, compacta e coordenada. Passos fundamentais para construir cidades mais equitativas e eficientes são: * incentivar novas centralidades; * conter o espraiamento urbano; * implantar uma rede integrada de transporte que promova os modos ativos e coletivos; * investir em participação social e tecnologia de informação, impulsionar a construção sustentável, incentivar a eficiência energética das edificações e incorporar as soluções trazidas pela new mobility.

A implementação dessas melhorias exige investimentos. Ao utilizar novas fontes de financiamento para projetos urbanos sustentáveis, como os fundos verdes, abre-se para o Brasil a oportunidade de reduzir o gap de infraestrutura urbana existente hoje.

O WRI Brasil desenvolve e replica soluções sustentáveis de mobilidade, segurança viária, eficiência energética e desenvolvimento urbano para tornar as cidades mais equitativas, melhorar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente onde as pessoas possam viver e prosperar.

Ao longo de 12 anos de trabalho no Brasil, desenvolvemos métodos de planejamento e critérios de projeto para apoiar cidades em ações de segurança viária e na remodelação de suas áreas urbanas a partir de planos de mobilidade urbana sustentável. Apoiamos três grandes cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília) a implementarem sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que beneficiam juntos mais de um milhão de pessoas, reduzindo pela metade o tempo gasto em seus deslocamentos diários. Trabalhamos em parceria com atores-chave, como o governo federal e a Frente Nacional de Prefeitos, que dão escala nacional ao nosso trabalho. Atuamos para que os recursos existentes sejam aplicados em projetos de infraestrutura urbana sustentáveis que garantam o bem-estar das pessoas em todo o país.

Fortalecer os mecanismos de resiliência e governança com a participação do setor privado e promover a participação social nas decisões sobre mobilidade e desenvolvimento urbano são focos-chave do nosso trabalho. Atuamos para combater a pobreza e garantir a inclusão social a partir de ações que promovam a participação da sociedade nos processos de tomada de decisão sobre o futuro de suas cidades.

Saiba mais: WRI Brasil Cidades Sustentáveis

NÚMEROS

  • No Brasil, os transportes são responsáveis por 46% das emissões de CO2 no setor de energia. Essa porcentagem é quase o dobro da média mundial. Dado que a mobilidade é responsável por aproximadamente 60% das emissões de GEE nas cidades brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente lançou um documento para incluir as cidades na estratégia de implementação da NDC brasileira.
  • Os congestionamentos nas cidades brasileiras geram significativos prejuízos econômicos, R$ 98 bilhões apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro em 2013.
  • Até 2019, mais de 3 mil cidades brasileiras precisam desenvolver planos que promovam uma mobilidade urbana mais sustentável e voltada para as pessoas, com ênfase no transporte coletivo e não motorizado.
  • Quinta maior população do planeta: 207 milhões de pessoas, 86% das quais vivem nas áreas urbanas de mais 5.500 cidades.
  • Para reduzir as mais de 40 mil mortes anuais no trânsito e atingir a meta estabelecida pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, o Brasil precisa construir ruas e sistemas de mobilidade mais seguros, que melhorem as condições de segurança de pedestres, ciclistas e veículos.
  • O BRT (Bus Rapid Transit) nasceu no Brasil e hoje beneficia milhões de pessoas ao redor do mundo.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.