Você está aqui

Clima

Estabelecer um mecanismo de monitoramento da implementação de políticas climáticas é um dos passos fundamentais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combater as mudanças no clima. O Brasil é um dos signatários do Acordo de Paris e está comprometido com a meta de reduzir as emissões em 37% até 2025 e em 43% até 2030 em relação aos níveis de 2005. Ao combater o desmatamento, construir uma matriz energética diversificada e renovável, incentivar a eficiência energética, adotar medidas que estimulem a redução da frota veicular e promover a restauração florestal e a recuperação de pastagens degradadas, o país pode contribuir de forma significativa para mitigar o aquecimento global.

O WRI Brasil desenvolve projetos para proteger as comunidades e os ecossistemas naturais dos danos causados pelas mudanças climáticas de origem antropogênica e criar oportunidades econômicas que acelerem a transição do Brasil para uma economia de baixo carbono.

O WRI Brasil participa da construção e da implementação de políticas nacionais e subnacionais para recomendar formas de integrar e monitorar a implementação de políticas e planos climáticos. Apoia o Observatório do Clima e atua na liderança da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, visando criar ações concretas em prol de uma economia de baixo carbono. Junto aos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura e outros governos subnacionais, o WRI Brasil colabora no monitoramento da implementação da política climática brasileira. Outro aspecto chave do nosso trabalho é uso de ferramentas práticas com as cidades e os atores agrícola e florestal para monitorar a redução das emissões de GEE, usando o GHG Protocolo. O WRI Brasil estabeleceu Termos de Cooperação Técnica com órgãos governamentais federais e estaduais para fortalecer o trabalho na implementação da NDC brasileira. Também apoiamos a criação de um sistema nacional obrigatório para mensurar, reportar e verificas (MRV) as emissões de GEE.

NÚMEROS

  • Responsável por 2,8% das emissões globais e um dos 10 maiores emissores de GEE no mundo, o país se comprometeu, no âmbito do Acordo de Paris, a reduzir as emissões em 37% até 2025 e em 43% até 2030, em comparação aos níveis de 2005.
  • O Brasil possui um potencial inexplorado de exploração da energia solar e eólica como fontes renováveis.
  • Nove em cada 10 brasileiros entendem que as mudanças climáticas já estão afetando as pessoas e o planeta.
  • As oportunidades de uma economia florestal sustentável colocam o Brasil como o quinto país com maior potencial para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.