O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é o diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe executiva do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do programa de Cidades do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde, desde meados da década de 1980 até 2015 ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes técnicas locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do Transportation Research Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, abordando temas como transporte urbano, segurança viária e sustentabilidade do transporte.