A coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana é um instrumento para auxiliar os municípios a buscarem soluções adequadas de infraestrutura. A iniciativa conta com o apoio técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis e da ANPTrilhos e visa oferecer mecanismos voltados à construção de projetos de maior qualidade, devidamente alinhados aos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). 

O caderno Sistemas de Prioridade ao Ônibus apresenta os critérios gerais para a implantação de infraestrutura adequada – sistemas BRT, corredores e faixas dedicadas ao ônibus, estações, calçadas e infraestrutura cicloviária – e que garanta segurança e acessibilidade a todas as pessoas. Ao compilar normas técnicas e referências bibliográficas, o caderno oferece subsídios para a concepção, avaliação e aprovação de projetos voltados à qualificação do transporte coletivo por ônibus.

O caderno Transporte Ativo aborda os meios de transporte que dependem da propulsão humana. Apresenta os critérios gerais para a implantação de calçadas, ciclovias e ciclofaixas, também com segurança e acessibilidade. 

Por fim, o caderno Veículo Leve sobre Trilhos apresenta os critérios gerais para a implantação de via permanente, estações, calçadas e  infraestrutura cicloviária, com subsídios para a concepção, avaliação e aprovação de projetos voltados à infraestrutura qualificada de sistemas VLT.