De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito em todo o mundo e o Brasil responde pelo quinto lugar no ranking de fatalidades. Globalmente, pedestres, ciclistas e motociclistas representam metade das mortes. Pesquisas estimam que acidentes de trânsito se tornarão a quinta maior causa de mortes no mundo até 2030.

Essas mortes não são um custo inevitável do crescimento urbano, nem da mobilidade. A abordagem de Sistemas Seguros reconhece a dinâmica da interação que ocorre nas vias - entre infraestrutura, o comportamento dos usuários e o ordenamento dos espaços e sistemas pela legislação - e compreende que erros acontecem dentro desse sistema, mas são evitáveis. As mortes e as lesões graves no trânsito, portanto, também deveriam ser.

O sistema viário deve ser projetado de tal forma que o erro humano não leve a um resultado grave nem fatal, e que governos e projetistas do sistema reconheçam seu papel e responsabilidade de proteger os cidadãos. Um sistema de mobilidade e uma rede de transportes seguros para todas as pessoas são essenciais para a qualidade de vida, produtividade econômica e acesso à educação e saúde.

O WRI Brasil fomenta e apoia a construção de estratégias e políticas públicas em diferentes esferas governamentais que levem à mudança de paradigma do foco tradicional em segurança viária, e da aceitação às “regras da via”, para uma abordagem mais sistêmica. Trabalhamos no nível local e global buscando soluções para ajudar as cidades a redesenhar suas ruas e espaços públicos, expandir as opções de mobilidade e otimizar sua gestão de segurança viária.

Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global

A Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS) visa reduzir mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito em países de baixa e média renda, fortalecendo a legislação de segurança viária a nível nacional e implementando intervenções comprovadas de segurança viária à nível local. A Iniciativa é um programa estabelecido pela Bloomberg Philanthropies e vem sendo implementado desde o início da década da Segurança Viária da ONU em 2011.

A Iniciativa é composta por diversos parceiros, entre eles o WRI Brasil, que apoia tecnicamente as cidades para o desenvolvimento das melhores práticas em gestão de velocidades, gestão da segurança viária e desenho seguro de ruas.

A fase atual da Iniciativa se iniciou em 2020 e prevê que, até 2026, 30 cidades ao redor do mundo serão apoiadas pelos diversos parceiros da Iniciativa Bloomberg para o avanço da pauta de segurança viária, com o foco na redução de fatalidades em acidentes de trânsito. Nessa nova fase, o WRI Brasil dá suporte à cidade de Buenos Aires e ao Estado de São Paulo durante 6 anos, buscando promover vias mais seguras, democráticas e confortáveis para os cerca de 50 milhões de cidadãos desses territórios.

Na fase anterior da Iniciativa,  o WRI Brasil apoiou Fortaleza e São Paulo na melhoria da segurança viária nos seus territórios. O relatório abaixo descreve o trabalho: