O site do WRI Brasil está no ar! A plataforma online passa a ser o principal canal de informação sobre as atividades e os projetos do WRI Brasil, cuja operação oficial no país foi iniciada em março de 2014.

Ação pelas Cidades

As iniciativas do WRI Brasil objetivam impactar o desenvolvimento socioeconômico do país de maneira inclusiva e sustentável. Há quase 20 anos o WRI desenvolve projetos com essa abordagem no Brasil, incluindo os resultados da atuação da EMBARQ Brasil, que completa 10 anos em setembro de 2015, data a ser celebrada com a realização da Cúpula de Prefeitos e do Congresso Internacional Cidades & Transportes. No período, a EMBARQ Brasil contribuiu, entre outros exemplos, para a implementação de melhorias no transporte de três grandes cidades no Brasil - Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília - impactando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Ação pela Floresta

O compromisso assumido pelo Brasil para a restauração de 12 milhões de hectares no âmbito da declaração conjunta com os Estados Unidos, anunciada em junho de 2015, bem como a necessidade de ampliar a diversificação e a participação de novas fontes de energias renováveis da matriz energética e matriz elétrica no país são oportunidades para aprofundamento de nosso trabalho de mitigação das mudanças climáticas globais. O WRI Brasil também está estabelecendo parcerias com entidades do setor público e privado, no nível nacional e internacional, para promover a restauração com fins econômicos e ecológicos e para ampliar o monitoramento de perda e ganho de florestas com objetivo de garantir a manutenção dos serviços ambientais. A adesão à Iniciativa 20x20 pelo Estado do Espírito Santo para restaurar 80 mil hectares ilustra o papel articulador da organização ao fortalecer políticas públicas voltadas à conservação e recuperação florestal. Parcerias da nossa instituição com organizaçōes como a IUCN (International Union for the Conservation of Nature), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, dentre outras, tem permitido o avanço no debate e formação de massa crítica sobre o tema no Brasil.

Ação pelo Clima

Vamos trazer o conhecimento e a experiência internacional para uma agenda desenvolvida por brasileiros para impactar positivamente a realidade do país. Lançado no Brasil, as diretrizes e a ferramenta de cálculo para gestão de emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário, através do GHG Protocol Agropecuário, por exemplo, foram desenvolvidas e adaptadas à realidade nacional em parceria com outras entidades brasileiras. Trabalhamos agora para levar esse conhecimento e essa ferramenta para o setor produtivo.

Além da mitigação, é preciso ampliar as estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, cujos efeitos e impactos já chegaram ao Brasil, como chuvas intensas, que causaram deslizamentos fatais, temperaturas recordes no verão passado, e a pior crise hídrica na história do estado de São Paulo. O WRI Brasil está trabalhando com as cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, para fortalecer a resiliência às mudanças climáticas e aumentar a capacidade de adaptação.

Ideias em Ação

A questão-chave é como fazer com que as políticas públicas de desenvolvimento sustentável ofereçam soluções efetivas e práticas, o que ressalta nosso papel de influenciar tais políticas e demonstrar possibilidades baseadas em evidências e lições aprendidas para os tomadores de decisão. Dessa forma, o WRI Brasil visa estabelecer parcerias estratégicas através de sua rede global para promover maior transparência na publicação e no acesso aos dados. Objetiva também desenvolver pesquisas para ajudar e influenciar formadores de opinião e tomadores de decisão em todos os setores, que sirvam de subsídio para transformações de impacto nos âmbitos nacional e internacional.

Continue acompanhando nosso trabalho para transformar ideias em ações, construindo soluções para os principais desafios socioeconômicos e ambientais.