Com o objetivo de ampliar a sustentabilidade em ainda mais cidades brasileiras, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e o WRI Brasil assinaram, nesta sexta-feira (1), um acordo de cooperação técnica com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Com isso, os cerca de 400 municípios que fazem parte da rede, e representam 60% da população brasileira, terão acesso aos métodos desenvolvidos nos últimos 11 anos pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis em temas como mobilidade, desenvolvimento urbano, resiliência, segurança viária, entre outros.

"Acreditamos que essa parceria será positiva para ambos os lados. Temos uma experiência consolidada com trabalhos já realizados com 23 cidades brasileiras em várias áreas e essa parceria vai possibilitar ampliar isso, já que a Frente Nacional de Prefeitos tem esse poder de engajar as cidades", explicou Luis Antonio Lindau, diretor do WRI Cidades Sustentáveis.

A solenidade ocorreu durante a reunião da Comissão Organizadora do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Belo Horizonte, um dos principais eventos de troca de experiências entre gestores locais no Brasil - no ano passado, estiveram presentes mais de cinco mil pessoas, entre elas 500 prefeitas e prefeitos. A edição deste ano também contará com a cooperação do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Além de Lindau, participaram da cerimônia de assinatura do acordo o prefeito anfitrião, Marcio Lacerda, presidente da FNP, a Diretora do WRI Brasil, Rachel Biderman, e a Diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento do WRI Brasil Cidades Sustentáveis Rejane Fernandes.

O presidente da FNP, que é prefeito de Belo Horizonte, destacou a importância da parceria, baseado na experiência da capital mineira. "É muito importante essa cooperação da FNP com o WRI. Em Belo Horizonte conhecemos como essa assessoria técnica estimula e auxilia fortemente as cidades em diversas áreas", afirmou Lacerda.