WASHINGTON, D.C. (15 Outubro, 2014)—O World Resources Institute (WRI) está feliz em receber Aniruddha Dasgupta como primeiro Diretor Global do Centro WRI Ross para Cidades Sustentáveis. Dasgupta vai liderar o Centro na construção de soluções ambiental, social e financeiramente sustentáveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades em desenvolvimento.

“Ani traz uma extraordinária gama de habilidades e experiências para essa tarefa, que é crucial”, declarou Andrew Steer, presidente e CEO do WRI. “Com as populações urbanas crescendo de 3,5 bilhões para 5 bilhões dentro dos próximos 20 anos, os riscos são altos. A criação de cidades bem planejadas, que impulsionem as oportunidades econômicas, preservem e saibam administrar os recursos naturais, deve ser prioridade na agenda de desenvolvimento. A experiência global de Ani no desenvolvimento urbano sustentável e inovador vai fortalecer nossa abordagem e nos ajudar a promover resultados concretos”, comenta.

O Centro WRI Ross para Cidades Sustentáveis foi estabelecido este ano depois de uma doação de US$ 30,5 bilhões por parte de Stephen M. Ross, presidente e fundador da Related Companies e membro do conselho do WRI.

O Centro ajuda a criar áreas urbanas mais acessíveis, saudáveis, igualitárias e resilientes. Com base na expertise da rede EMBARQ nos setores de transporte e desenvolvimento urbano, o Centro WRI Ross para Cidades Sustentáveis catalisa soluções inovadoras em energia de baixo carbono, eficiência energética, governança e gestão de recursos, combinando as pesquisas e impactos de especialistas no Brasil, China, Índia, México e Turquia.

“Ani é um líder de visão, uma escolha excelente para gerenciar esse esforço”, atesta Ross. “Com o crescimento urbano andando a passos largos em todo o mundo, nós precisamos de cidades planejadas para pessoas. Sob o olhar de Ani, o Centro WRI Ross para Cidades Sustentáveis pode desempenhar um papel significativo e ajudar a transformar essa visão em realidade”.

Dasgupta vai liderar, junto ao time global de especialistas em transporte sustentável e desenvolvimento urbano que compõe o centro, o trabalho e o engajamento em soluções de eficiência energética, gestão de recursos e outras áreas correlatas. Dasgupta também vai atuar como membro da equipe de gerenciamento global do WRI, ajudando a moldar a estratégia de crescimento do instituto.

“Estou honrado e muito animado em assumir essa posição, na qual poderei trabalhar com uma equipe global para levar adiante o trabalho do WRI nas áreas urbanas”, diz Dasgupta. “Esse é um momento crítico para desenvolver estratégias que venham a criar cidades mais acessíveis, saudáveis e resilientes para as pessoas. Estou feliz de contribuir com a experiência do WRI e asseguro que o Centro irá apoiar a criação de cidades mais prósperas e sustentáveis para milhões de pessoas”.

Dasgupta traz um conhecimento amplo e profundo nos setores de desenvolvimento e urbanização internacional. Com mais de duas décadas de experiência na área, inclui no currículo posições de gerência no Banco Mundial, a mais recente delas Diretor de Conhecimento e Aprendizado. Nesse setor, foi responsável pelo primeiro departamento do banco criado para impulsionar a inovação nos serviços de conhecimento e consultoria. Dasgupta é formado em Arquitetura e Planejamento Urbano pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e é autor de diversos artigos e publicações na área de planejamento e desenvolvimento urbano.

Antes de Dasgupta, o Centro WRI Ross para Cidades Sustentáveis foi liderado por Holger Dalkmann, diretor da rede EMBARQ.

“Estou profundamente grato a Holger a todo o time que tão bem acompanhou e supervisionou o estabelecimento do Centro e fez progressos consideráveis na ampliação dos impactos da rede EMBARQ”, afirma Steer. “Vamos continuar esse trabalho e esperamos levar às pessoas resultados ainda maiores nos anos que virão, ajudando a tornar as cidades mais sustentáveis”.

Ani poderá ser contatado no escritório do WRI, em Washington DC (EUA).