PP&D-SEN busca avançar conhecimento técnico e científico sobre árvores nativas para impulsionar a restauração no Brasil

Data: 13 de abril de 2021
Horário: 10h - 11h30
Assista ao evento:

O Brasil é um país rico em recursos florestais naturais e plantados. Apesar dessa posição privilegiada, o conhecimento científico sobre o plantio de árvores nativas ainda apresenta muitas lacunas. O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas (PP&D-SEN) da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico para permitir à silvicultura com árvores nativas da Amazônia e da Mata Atlântica atingir escala comparável à dos principais setores agroindustriais do país.

O webinar de lançamento do PP&D-SEN vai apresentar a estrutura, os objetivos e a governança do programa, detalhados em documento a ser disponibilizado no dia do evento. Pesquisadores e representantes dos setores público e privado debaterão o potencial da silvicultura de nativas e as oportunidades do Brasil frente à Década da Restauração da ONU.

O evento ainda anunciará duas iniciativas de capacitação do PP&D-SEN: um livro e um curso de pós-graduação em silvicultura de espécies nativas.

PROGRAMAÇÃO:

  • Abertura: Rachel Biderman (cofacilitadora da Coalizão e vice-presidente sênior para as Américas da Conservação Internacional)
  • Apresentação: Daniel Piotto (UFSB) e Fatima C. M. Piña-Rodrigues (UFSCar)
  • Debatedores: Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo), Patricia Daros (Fundo Vale), Milton Kanashiro (Embrapa Amazônia Oriental) e Luciano Verdade (professor da USP/CENA)
  • Moderação: Miguel Calmon (consultor sênior do programa de Florestas do WRI Brasil)
  • Anúncio de livro e curso em silvicultura de nativas: Fatima C. M. Piña-Rodrigues (UFSCar)