Estudo cruzou dados georreferenciados de 86 mil acidentes com a infraestrutura viária da capital paulista e outras informações para entender quais medidas podem ajudar a tornar o trânsito da cidade mais seguro.
Ações em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre empregam abordagem rápida e reversível com objetivos que vão de tornar ruas mais seguras para pedestres e ciclistas até estimular o comércio.
Ao antecipar os problemas e soluções, as auditorias resultam em economia para os cofres públicos, já que previnem a necessidade de modificações na via após a sua conclusão e evitam que mais fatalidades e acidentes severos ocorram.
Homenageado na Semana de Segurança Viária da ONU, prefeito de Fortaleza fala em entrevista sobre a decisão política de tornar a redução de mortes e lesões no trânsito uma prioridade da cidade.
Quando se observam os dados disponíveis de acidentes com patinetes, fica claro que é preciso estudar com mais atenção um fator que foge do controle dos usuários: o desenho urbano.
Embora dezenas de cidades tenham assumido o compromisso de Visão Zero para acabar com mortes e lesões graves no trânsito, muitas estão lutando para progredir. Evidências de Londres, Bogotá, Fortaleza e outras cidades revelam três maneiras de repensar as ruas para salvar vidas.
O relatório Sustentável e Seguro – Visão e diretrizes para zerar as mortes no trânsito, que ganhou uma versão em português, ajuda as cidades a construir uma abordagem para a segurança viária que transfere a responsabilidade dos motoristas e pedestres que usam as vias para os planejadores urbanos e gestores públicos.
Mais de 1,25 milhão de pessoas morrem nas ruas e estradas a cada ano, a maioria nos países em desenvolvimento, tornando as mortes no trânsito a décima causa de morte em todo o mundo. Crianças, idosos e pobres são particularmente vulneráveis. Os motoristas e pedestres são sempre os culpados?...
by Ben Welle, Anna Bray Sharpin, Claudia Adriazola-Steil, Amit Bhatt, Saúl Alveano, Marta Obelheiro, Celal Tolga Imamoglu, Soames Job, Marc Shotten and Dipan Bose - February 2019
Capital paulista lança plano de segurança viária baseado no conceito de Visão Zero, abordagem de planejamento desenvolvida na Suécia que considera mortes no trânsito inaceitáveis.