Iara Vicente é Analista de Engajamento no WRI Brasil. Atua na implementação das iniciativas Nova Economia para o Brasil (NEB), Nova Economia para a Amazônia (NEA) e Qualidade do Ar.

Antes do WRI, Iara foi diretora executiva na empresa de consultoria Nossa Terra Firme, pesquisadora no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e assistente de projetos na Fundação Grupo Esquel Brasil. Realizou também trabalhos de consultoria junto a instituições como a New York University (NYU), 350.org, Sierra Club e Global Academy Foundation. Também trabalhou com monitoramento de impactos socioambientais em projetos de desenvolvimento e com formulação de políticas públicas, como o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, atualmente em implementação no Estado do Pará. Contribuiu ainda no desenvolvimento de projetos em empreendedorismo socioambiental na América Latina, Caribe e África.

Iara é Socióloga pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Columbia University. Foi agraciada com a Lemann Fellowship em 2016 e selecionada como um dos 1000 Talentos para o Cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pelo UNLEASH Innovation Lab, em 2017.