Thiago Guimarães é o gerente sênior de Pesquisa, Dados e Inovação do WRI Brasil. Ele trabalha junto aos programas de Cidades, Clima e Florestas para promover pesquisas robustas e baseadas em evidências. Thiago desenvolve capacitação e fornece orientação para a formulação de projetos, desenho de pesquisas, coleta e análise de dados e comunicação científica. Ele também supervisiona a revisão de produtos de conhecimento produzidos no WRI Brasil, apoiando o desenvolvimento de publicações capazes de orientar tomadas de decisão e gerar impacto. Atuando em estreita colaboração internacional, Thiago também contribui para integrar perspectivas de equidade social na pesquisa do WRI Brasil.

Em sua pesquisa mais recente, Thiago investigou a acessibilidade a serviços de saúde e as mútuas relações entre desigualdades sociais, de saúde e de transporte. Ele é proficiente em análise espacial, estatística e econométrica de dados, bem como em métodos qualitativos.

Antes de ingressar no WRI, Thiago foi pesquisador do Instituto de Planejamento e Logística de Transportes da Universidade Tecnológica de Hamburgo (Alemanha), trabalhou com implementação de políticas públicas na cidade de São Paulo e escreveu sobre desenvolvimento urbano e questões de transporte para diversos meios de comunicação, incluindo revistas de notícias, sites e blogs.

Thiago é doutor em Mobilidade Urbana pela Universidade de Leeds (Reino Unido) e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela HafenCity University Hamburg (Alemanha). É graduado em Economia e Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e realizou intercâmbio na Universidade Livre de Berlim e na Europa-Universität Flensburg (Alemanha). Sua monografia sobre “pedágio urbano” foi premiada pela Universidade de São Paulo. A Fundação Max Brauer reconheceu sua dissertação de mestrado sobre os impactos da linha 6 do metrô de São Paulo sobre acesso a emprego e exclusão social como como uma contribuição de excelência para o campo do planejamento de transportes.