O WRI Brasil manifesta seu profundo pesar pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na região do Vale do Javari, na Amazônia. Expressamos nossa solidariedade às famílias neste momento de luto.

As mortes de Bruno e Dom, assim como de outros defensores da floresta, são mais um triste resultado da escalada da exploração ilegal da Amazônia e da violência contra povos indígenas, comunidades tradicionais e pessoas que atuam na proteção da região. O Brasil é hoje o quarto país que mais mata ativistas ambientais, de acordo com dados da ONG Global Witness.

É imprescindível que o processo de investigação e de punição de culpados seja conduzido pelas autoridades de forma transparente e rigorosa. O combate à impunidade é fundamental para a garantia dos direitos humanos e a proteção da floresta.

Acreditamos que o caminho para o desenvolvimento da região depende da floresta em pé e dos rios fluindo, do respeito a sua sociobiodiversidade única, valorização do conhecimento tradicional e, fundamentalmente, da proteção de todos e todas que defendem a Amazônia e seus povos.