LONDRES (12 de dezembro de 2017) – A cada ano, o prêmio Prince Michael International Road Safety reconhece as maiores realizações e inovações para melhorar a segurança viária e salvar vidas no mundo. Na terça-feira, 12 de dezembro de 2017, o WRI Ross Center for Sustainable Cities foi nomeado vencedor do prêmio em reconhecimento ao significativo trabalho para reduzir as mortes no trânsito em cidades de baixa e média renda através do transporte sustentável e do desenho urbano.

Falando aos vencedores durante a cerimônia de premiação, o Príncipe Michael de Kent afirmou: "Os desafios de segurança viária enfrentados pelos países em desenvolvimento continuam a ser consideráveis".

Mais de 1,25 milhão de pessoas morrem em todo o mundo em acidentes de trânsito – mais de 3.400 por dia – e as projeções mostram que haverá quase dois milhões de acidentes de trânsito anualmente até 2020. Para ajudar a prevenir e reduzir esse trágico número de vidas perdidas, O WRI Ross Center está trabalhando para mudar o paradigma projetando cidades para pessoas, não para carros. A segurança viária tem sido considerada como de exclusiva responsabilidade dos usuários – motoristas e pedestres –, mas as pesquisas do WRI mostram que mudar o foco para sistemas seguros de mobilidade, em vez de usuários, tem um impacto muito maior para salvar vidas.

"Estamos honrados em receber este estimado prêmio pelo trabalho para tornar as cidades mais seguras por meio do desenho urbano", disse Ani Dasgupta, diretor global do WRI Ross Center. "O WRI Ross Center foi uma das primeiras organizações a defender que projetar cidades e novas infraestruturas para pessoas, e não para carros – e priorizar modos mais seguros como caminhada, ciclismo e o transportes coletivo – salva vidas. A mudança a longo prazo vem das mudanças nas políticas locais e nacionais. Continuaremos trabalhando com governos em todo o mundo para melhorar as leis, apoiar os tomadores de decisão e dar maior destaque à agenda global de segurança viária".

O WRI Ross Center trabalha com legisladores e planejadores urbanos a nível local e nacional para transformar cidades e sistemas de transporte. A abordagem do programa de Saúde e Segurança Viária tem três princípios centrais: ajudar as cidades a evitar o aumento das viagens motorizadas, priorizar modos de viagem mais seguros, como transporte coletivo e não motorizado, e melhorar os sistemas de mobilidade e a infraestrutura existentes para maximizar a segurança. O WRI Ross Center também fornece suporte técnico para influenciar o desenho e os investimentos em novas infraestruturas através de auditorias de segurança viária, inspeções de projetos e orientação técnica para a sua implementação.

"Nosso trabalho mais importante é com comunidades dos países em desenvolvimento, que estão presenciando muitas mortes de trânsito, especialmente entre os membros mais vulneráveis da sociedade", disse Claudia Adriazola, diretora de Saúde e Segurança Viária e diretora interina de Mobilidade do WRI Ross Center. "Para alcançar cidades sustentáveis e equitativas, precisamos torna-las muito mais seguras para quem caminha, anda de bicicleta ou usa o transporte coletivo. Ao trabalhar para redesenhar ruas e espaços públicos, expandir as opções de mobilidade e melhorar o transporte coletivo, o WRI está ajudando as cidades a salvar vidas, melhorar a saúde e a segurança e reduzir as emissões de gases poluentes. Já tivemos resultados positivos e replicáveis na Índia, Ásia, África e América Latina e estamos ansiosos para levar as lições aprendidas a muitas outras cidades ao redor do mundo".

O trabalho de segurança viária do WRI Ross Centes é possível graças à Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária e de parceiros como FIA Foundation, FedEx Foundation e Stephen M. Ross Foundation.