Muitas cidades ao redor do mundo estão buscando formas mais sustentáveis, rápidas, eficientes e seguras de transportar as pessoas. Uma das soluções é o BRT (Bus Rapid Transit), sistema de ônibus de alta capacidade, no qual os ônibus viajam em corredores dedicados. O BRT já foi amplamente implementado tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Novas pesquisas mostram que o BRT pode reduzir o tempo de viagem em milhões de horas para trabalhadores no mundo todo. Por exemplo, os usuários de BRT em Istambul, Turquia, economizam 28 dias por ano trocando outras formas de transporte pelo BRT. Já os moradores de Joanesburgo, África do Sul, podem ganhar aproximadamente 73 milhões de horas entre 2007 e 2026, o equivalente a mais de nove milhões de jornadas de trabalho de oito horas.

A nova pesquisa da EMBARQ Impactos Sociais, Ambientais e Econômicos do BRT examina as provas globais, bem como quatro estudos de caso detalhados de sistemas BRT em Bogotá, Colômbia; Cidade do México, México; Joanesburgo, África do Sul; e Istambul, Turquia. O estudo conclui que o BRT melhora a qualidade de vida nas cidades de pelo menos quatro maneiras: economizando tempo de viagem, reduzindo os GEE e emissões de poluentes do ar no local, melhorando a segurança do trânsito e aumentando a atividade física.

Economias de tempo de viagem

Faixas de ônibus exclusivas separam os ônibus BRT do resto do tráfego, permitindo que trafeguem mais rapidamente. Sistema pré-pago e plataformas que permitem o embarque em nível aumentam a efetividade do embarque dos passageiros, enquanto a gestão do tráfego que prioriza ônibus BRT e serviço de ônibus de alta frequência minimiza o tempo de espera.

Essas características têm um impacto positivo significativo em cidades onde existem sistemas BRT em operação. Em Joanesburgo, os usuários do BRT economizam uma média de 13 minutos por trecho por dia. Em Istambul, a economia de tempo é ainda maior: o passageiro habitual do Metrobus economiza 52 minutos por dia. A Cidade do México se beneficia da economia de US$ 141 milhões em produtividade econômica obtida como resultado das reduções do tempo de viagem da Linha 3 do Metrobus.

Em termos de qualidade de vida, a economia de tempo de viagem talvez seja o mais importante benefício dos sistemas BRT: permite que os passageiros tenham mais tempo para viver.

Reduções de GEE e emissões de poluentes do ar locais

O BRT reduz a quantidade geral de quilômetros viajados por veículo (VKT) em uma cidade colocando os trabalhadores em ônibus de alta capacidade que podem carregar mais de 160 passageiros por vez. Um número menor de veículos transportando a mesma quantidade de passageiros reduz os congestionamentos e permite a substituição de frotas mais antigas e poluentes.

A incorporação de tecnologias de combustíveis modernos e eficientes em ônibus BRT e o treinamento dos motoristas também são medidas que contribuem para diminuir o consumo de combustível e as emissões. Esses veículos e tecnologias de combustível mais limpos diminuem a concentração de poluição do ar pela cidade e dentro dos veículos BRT. A exposição dos passageiros à poluição do ar em estações ou dentro dos ônibus é reduzida ainda mais com tempos de viagem mais curtos. Isso significa que as cidades têm a oportunidade de reduzir os poluentes do ar pela implementação de sistemas BRT. Por exemplo, a Linha 3 do Metrobus na Cidade do México está prestes a eliminar mais de 2.000 dias de trabalho perdidos devido a doenças, quatro novos casos de bronquite crônica, e duas mortes por ano, economizando para a cidade aproximadamente US$ 4,5 milhões.

Melhorias da segurança no trânsito

A implementação dos sistemas BRT contribui para reduzir os acidentes no trânsito e as mortes de algumas maneiras chave. Primeiro, uma redução geral do VKT devido a menos quantidade de motoristas na rua e um ambiente de transporte mais seguro para motoristas, pedestres e ciclistas. Segundo, faixas de ônibus exclusivas reduzem a interação entre ônibus e outros veículos, minimizando o risco para acidentes de trânsito. Finalmente, o BRT pode mudar o comportamento dos motoristas de ônibus, reduzindo a competição na rua com outros veículos e fornecendo oportunidades para melhorar o treinamento dos motoristas.

O caso da América Latina mostra os benefícios de segurança do BRT: as ruas com BRT tiveram uma média de redução de 40% em lesões e mortes. Evidências adicionais sugerem que o BRT e outras formas de transportes sustentáveis são componentes subestimados do planejamento de segurança do trânsito, com um enorme potencial para reduzir acidentes de trânsito e salvar vidas.

Aumento da atividade física

Os sistemas BRT também aumentam a atividade física dos passageiros, graças à caminhada até os terminais. O tempo geral de viagem mais curto faz valer a pena a caminhadas. Os passageiros do Metrobus, da Cidade do México, por exemplo, caminham uma média de 2,75 minutos a mais por dia do que antes da implementação do sistema. Os usuários do sistema BRT de Pequim ganharam 8,5 adicionais de caminhada diária devido ao BRT. Dado que a Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos com idade entre 18 e 64 anos façam pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana, os passageiros de sistemas BRT já têm um bom começo para uma vida saudável apenas se deslocando diariamente até a estação.

Aumentando o uso de sistemas BRT em escala global

Como uma solução de transporte em expansão tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, o BRT e os sistemas de linha de ônibus já têm uma utilização diária combinada de mais de 29 milhões de pessoas em 163 cidades ao redor do mundo, pelos dados de outubro de 2013. Além disso, outros 143 sistemas BRT estão sendo implementados ou expandidos atualmente. Essa nova análise apoia o aumento global de sistemas BRT, além de oferecer recomendações para os políticos, especialistas técnicos e órgãos de financiamento para maximizar os benefícios do BRT. Sendo um meio de transporte mais seguro, limpo e eficiente, que garante às pessoas uma economia de tempo, o BRT é uma solução inteligente para os desafios de transporte urbano.

Para mais informações sobre os benefícios do BRT, veja esse vídeo que acaba de ser lançado, que mostra os sistemas BRT em funcionamento na Cidade do México e em Istambul.