O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento das cidades brasileiras. Tem a função de garantir o desenvolvimento urbano sustentável, através de estratégias e normativas que promovam um ambiente com mais qualidade de vida para toda a população, visando combater as mudanças climáticas, promover justiça social e proporcionar crescimento econômico. Contudo, a implementação dos Planos Diretores mostrou-se, de um lado, restrita à criação de normas e regramentos urbanísticos com pouco impacto na promoção de cidades mais sustentáveis. Por outro lado, muito Planos Diretores concentraram-se em propor estratégias territoriais sem oferecer os mecanismos de implementação necessários. Como resultado, vimos nas últimas décadas as cidades brasileiras crescendo de forma espraiada e sem um ordenamento territorial que promova cidades mais eficientes, prósperas e de baixo carbono.

Trabalhar na qualificação e na implementação das ações dos Planos Diretores é um dos objetivos do WRI Brasil. A elaboração de um Plano Diretor é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes e sua revisão é prevista em um período de a cada 10 anos.

O WRI Brasil trabalha oferecendo capacitação e apoio técnicos a municípios brasileiros para a elaboração de Planos Diretores que incluam estratégias que garantam o uso eficiente da infraestrutura urbana, aproximando locais de moradia e emprego, e promovam o bem-estar da população local. Ajudamos a construir políticas públicas que garantam a efetividade do Plano Diretor no território, auxiliando as cidades a desenvolver uma regulação urbana que, de fato, propicie a construção de cidades sustentáveis.

Uma das formas abordadas para a promoção de cidades sustentáveis através dos Planos Diretores é a estratégia territorial DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável), que orienta o crescimento e a densificação das cidades ao longo dos eixos com infraestrutura de transporte coletivo.

Através dos Planos Diretores, o WRI Brasil também oferece apoio na implementação de instrumentos de financiamento e implementação da infraestrutura urbana. Auxiliamos os municípios na implementação de instrumentos de recuperação da valorização imobiliária (LVC - Land Value Capture, na sigla em inglês), como a outorga onerosa do direito de construir, a contribuição de melhoria e os CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção). Também apoiamos o desenvolvimento de mecanismos de implementação de projetos urbanos como Operações Urbanas Consorciadas ou Projetos Especiais de Intervenção Urbana.

Através da implementação de instrumentos urbanísticos inovadores, nosso trabalho é focado nos benefícios de uma cidade compacta, conectada e coordenada, que promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental.