Urbanismo tático: uma ferramenta adaptável para manter o distanciamento seguro
Medidas de baixo custo e rápida implementação ajudaram a Índia a lidar com os desafios do isolamento social nos espaços públicos das cidades.
Medidas de baixo custo e rápida implementação ajudaram a Índia a lidar com os desafios do isolamento social nos espaços públicos das cidades.
Novo coronavírus e acidentes de trânsito têm em comum a sobrecarga que causam no sistema de saúde. O enfrentamento à pandemia da Covid-19 traz lições para a segurança viária – e vice-versa.
Transformações no desenho viário podem ajudar as pessoas a se locomover, mantendo o distanciamento social, e têm potencial ajudar as cidades a fazer a transição para um futuro mais resiliente, conectado e de baixo carbono.
Capital gaúcha transformou via histórica em Rua Completa, ampliando calçadas e espaço seguro para pedestres e reduzindo velocidade dos carros. Medidas como essa têm sido adotadas em cidades europeias e norte-americanas para transformar a mobilidade urbana em resposta à pandemia do novo coronavírus, e podem proliferar no Brasil.
Intervenções ampliando espaço para caminhar e pedalar proliferam nas cidades aproveitando ruas vazias. Além de dar mais segurança aos deslocamentos necessários durante a crise da Covid-19, medidas podem evitar crescimento do uso de carros e motos e catalisar transformações necessárias para espaço urbano mais sustentável na transição para a "nova normalidade".
Intervenção de urbanismo tático qualificou espaço em que alunos permaneciam antes e depois das aulas, com extensões de calçada, parklets e novo mobiliário urbano. Alunos e comunidade foram incluídos no processo de elaboração e implantação.
Cenário de transformações importantes no passado da capital baiana, via recebeu intervenções mirando a segurança e o conforto de todos seus públicos, incluindo novas travessias, maiores calçadas, mobiliário renovado e plantio de árvores.
Ações em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre empregam abordagem rápida e reversível com objetivos que vão de tornar ruas mais seguras para pedestres e ciclistas até estimular o comércio.
Projetos como as "superquadras" de Barcelona e Ruas Completas no Brasil estão mostrando às cidades como se adaptar às crescentes pressões ambientais e econômicas.
Veja histórias de cidades que facilitaram a transformação de espaços públicos ao estimular a participação dos cidadãos em projetos de escala local.