5 lições latino-americanas para a implementação bem-sucedida de infraestruturas para a bicicleta
Ciclovias são caminhos eficazes para estimular a mobilidade segura e de baixo carbono, a equidade e a economia
Ciclovias são caminhos eficazes para estimular a mobilidade segura e de baixo carbono, a equidade e a economia
Aumento do valor do petróleo no mercado internacional é mais um motivo para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis no setor de transportes. Será necessário reimaginar o setor para romper os laços com os combustíveis fósseis.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou ainda mais popular. Aqui estão quatro abordagens para que cidades projetem ciclovias, ciclofaixas e outras infraestruturas cicloviárias com mais segurança. Elas são parte de um novo guia liderado pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities.
Um ano após implementação de infraestrutura cicloviária nas avenidas Córdoba e Corrientes, aumentou 28% o número de ciclistas na capital argentina. Taxa de ciclistas feridos no trânsito diminuiu até 92%.
Capital argentina, que já tem um dos trânsitos mais seguros da América Latina, incorpora metas mais ambiciosas de gestão de velocidade e outras ações em novo plano de segurança viária.
Pesquisadores relatam o que descobriram sobre o sucesso e os pontos a aprimorar na implementação de infraestrutura para bicicleta e caminhada em resposta à pandemia.
Muitas cidades construíram ciclovias em resposta à pandemia de Covid-19. Boa parte dessas infraestruturas foram feitas de forma provisória, nem sempre com os devidos atributos de segurança. Nos treinamentos do Desafio Visão Zero, tratamos dos caminhos para fazer das ciclovias temporárias, infraestruturas permanentes e de qualidade.
Complexidade dos impactos da pandemia na mobilidade urbana e no setor de transportes obriga líderes de todos os níveis a encontrar soluções para a crise econômica ao mesmo tempo em que buscam o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o enfrentamento à crise climática. Transforming Transportation reuniu líderes globais para discutir o futuro do setor.
A partir de uma tecnologia online que torna muito simples criar e editar ruas, a cidade conseguiu consultar os desejos de muitos cidadãos para incorporar em um ambicioso projeto de transformação de uma das principais avenidas da cidade.
Capital argentina avançou em políticas de mobilidade ativa para permitir deslocamentos seguros durante o período de bloqueios, que incluiu restrições no acesso ao transporte coletivo. Em uma cidade onde metade dos deslocamentos são de menos de cinco quilômetros, a bicicleta se mostrou uma escolha óbvia.