7 temas de desenvolvimento sustentável para acompanhar no mundo em 2021
Em 2021, alguns sinais vão mostrar se estamos rumando para um mundo mais limpo, justo e resiliente após a pandemia da Covid-19 – ou se vamos caminhar para a direção oposta.
Em 2021, alguns sinais vão mostrar se estamos rumando para um mundo mais limpo, justo e resiliente após a pandemia da Covid-19 – ou se vamos caminhar para a direção oposta.
O anúncio do presidente Xi Jinping na ONU de que a China pretende atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060 é um dos sinais mais significativos de progresso no combate às mudanças climáticas desde o Acordo de Paris, em 2015. Veja respostas para quatro questões-chave sobre o anúncio.
Sete fatores oferecem alguma esperança que simplesmente não existia há uma década. Nenhum deles, por si só, trará o ponto de virada necessário, mas combinados e em sintonia com um alcance político inteligente, eles podem dar impulso para uma mudança sistêmica real.
A Cúpula do Clima da ONU deste ano foi repleta de discursos de chefes de Estado sobre mudanças climáticas, mas grande parte sem novos compromissos para atender à emergência.
Cada vez mais países estão estabelecendo metas para zerar suas emissões líquidas. Neste blog, mostramos o que esse termo significa na prática e por que tais objetivos são importantes.
Encontro em Salvador receberá representantes de países da região que abriga maior floresta tropical do mundo. Aprimoramento nos compromissos firmados no Acordo de Paris deve ser um dos temas
Países em todo o mundo concordaram em limitar o aumento da temperatura média global em um valor bem abaixo de 2˚C. O último relatório do IPCC mostra que a diferença de meio grau importa – e muito.
Inspirados pela jovem sueca Greta Thunberg, milhares de estudantes reivindicam ações mais efetivas dos governos para lidar com as mudanças climáticas.
Depois de duas semanas de difíceis negociações climáticas em Katowice, Polônia, os países concordaram com regras para dar vida ao Acordo de Paris. Entre elas, comunicação regular, relatórios, revisão e acompanhamento dos progressos na redução de emissões, adaptação a impactos, aumento e alinhamento de investimentos e consideração de perdas e danos.
Na COP 24, a Conferência do Clima em Katowice, Polônia, os países do mundo poderão avançar na implementação das regras do Acordo de Paris.