A Ponte do Brooklyn pode ser um marco para a conservação florestal
Nossa proposta para reimaginar o marco icônico da cidade de Nova York inclui apoiar a silvicultura sustentável e reduzir o desmatamento.
Nossa proposta para reimaginar o marco icônico da cidade de Nova York inclui apoiar a silvicultura sustentável e reduzir o desmatamento.
Histórico da restauração na bacia do rio Doce mostra uma grande oportunidade para dar escala ao reflorestamento em Minas Gerais por meio de sistemas agroflorestais.
À medida que questões como desmatamento e uso da terra recebem mais atenção global, as lideranças não podem esquecer as pessoas que vivem nessas terras. Um novo relatório da Food and Land Use Coalition descreve soluções que ajudam as comunidades rurais e florestais a prosperar.
Intercâmbio para compartilhamento de conhecimentos promovido pelo WRI Brasil com as cooperativas CooperSabor, Coopercuc, Coopes e CoopSertão percorreu fábricas e propriedades rurais que geram renda e contribuem para a restauração do semiárido. Iniciativas em que predominam mulheres fazem da proteção à biodiversidade elemento central de seus sistemas produtivos.
Entenda por que conservar, restaurar e reflorestar é melhor para a economia e para os brasileiros do que o desmatamento.
Sistemas agroflorestais permitem produzir sem que seja necessário retirar a cobertura florestal e a diversidade de espécies, o que pode causar degradação do solo e da água.
Promover a restauração de paisagens e florestas trata de um processo de longo prazo e que busca incentivar a adoção de medidas baseando-se em análises das condições do solo, clima e outras variáveis a partir do ponto de vista funcional e produtivo. Os componentes físicos e ecológicos são importantes e essenciais no desenvolvimento de estratégias para dar escala à restauração, mas não são suficientes para responder à complexidade dos desafios em campo. O modo como as mulheres e os homens afetam e são afetados pelas políticas, programas, projetos e ações, por exemplo, é diferente.
Fruto de cooperação duradoura e bem-sucedida entre universidade, governo e empresas, árvore australiana ocupa maior área de floresta plantada do país. Experiência pode inspirar pesquisa e desenvolvimento de espécies nativas com potencial econômico.
As diferentes condições socioeconômicas dos produtores e ambientais das áreas a serem restauradas precisam ser levadas em conta para processos bem-sucedidos de restauração.
Permitir que o público consumidor tenha acesso a produtos sustentáveis e de qualidade é um dos caminhos para dar escala à restauração florestal.