5 lições latino-americanas para a implementação bem-sucedida de infraestruturas para a bicicleta
Ciclovias são caminhos eficazes para estimular a mobilidade segura e de baixo carbono, a equidade e a economia
Ciclovias são caminhos eficazes para estimular a mobilidade segura e de baixo carbono, a equidade e a economia
Ações para tornar o trânsito mais seguro, como redução de velocidades e áreas de trânsito calmo, também promovem cidades mais vibrantes e acolhedoras. De intervenções rápidas a planejamento de longo prazo, conheça caminhos para promover essa mudança.
Aumento do valor do petróleo no mercado internacional é mais um motivo para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis no setor de transportes. Será necessário reimaginar o setor para romper os laços com os combustíveis fósseis.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou ainda mais popular. Aqui estão quatro abordagens para que cidades projetem ciclovias, ciclofaixas e outras infraestruturas cicloviárias com mais segurança. Elas são parte de um novo guia liderado pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities.
Um ano após implementação de infraestrutura cicloviária nas avenidas Córdoba e Corrientes, aumentou 28% o número de ciclistas na capital argentina. Taxa de ciclistas feridos no trânsito diminuiu até 92%.
Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito incorpora metas e ações baseadas em evidências, com potencial de reduzir à metade as mortes no trânsito brasileiro e preservar 86 mil vidas até 2028.
Publicação do WRI Brasil documenta intervenções em oito cidades brasileiras e inspira debate sobre como impulsionar redesenho das ruas para tornar cidades mais acolhedoras, inclusivas e resilientes.
Capital argentina, que já tem um dos trânsitos mais seguros da América Latina, incorpora metas mais ambiciosas de gestão de velocidade e outras ações em novo plano de segurança viária.
Áreas de trânsito calmo, também chamadas áreas de baixa velocidade, são uma solução importante para estabelecer velocidades seguras nas cidades. Novo guia do WRI e do Banco Mundial estabelece orientações para planejar, desenhar, implementar e avaliar esse tipo de solução conforme as características de cada local.
Eventos como colisões e atropelamentos resultam de fatores de risco conhecidos e mitigáveis. Nova norma da ABNT determina substituição da expressão “acidentes” por “sinistros" de trânsito, um passo simbólico do Brasil em direção a sistemas de trânsito seguros.