Recursos da tarifa da água apoiam ações de restauração florestal em Minas Gerais
Empresas de saneamento e abastecimento podem ser grandes aliadas da recuperação da vegetação nativa, como mostra o exemplo do Programa Pró-Mananciais.
Empresas de saneamento e abastecimento podem ser grandes aliadas da recuperação da vegetação nativa, como mostra o exemplo do Programa Pró-Mananciais.
Novo estudo do WRI Brasil e parceiros mostra benefícios da infraestrutura natural para o abastecimento e tratamento da água fornecida à população da Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo.
Quando aplicado de maneira estruturada, com governança, transparência e segurança jurídica, o PSA é um mecanismo capaz de gerar muitos benefícios para todos os envolvidos ao garantir um retorno financeiro para aqueles que restauram e conservam as florestas e paisagens.
As florestas alteram o movimento, a qualidade e a disponibilidade de água. Os líderes dos centros urbanos também precisam se responsabilizar pelo papel das florestas de garantir água limpa para os cidadãos e para as terras agrícolas das quais as cidades dependem.
Em entrevista, paisagista Cecília Polacow Herzog explica como as soluções baseadas na natureza têm sido usadas por cidades com benefícios que vão da segurança hídrica à melhora da qualidade de vida, e fala dos desafios para a adoção sistêmica de infraestruturas verdes.
Lavar as mãos frequentemente ajuda a impedir a propagação da Covid-19. Mas o que os governos devem fazer quando a escassez de água afeta suas comunidades?
Salvador e São Paulo trabalham para plantar árvores e preservar remansecentes urbanos de Mata Atlântica.
Nova versão da plataforma Aqueduct mostra quais países e regiões sofrem com maior estresse hídrico. No Brasil, florestas podem ser a solução para o problema.
A cidade mineira implementou o primeiro programa bem-sucedido de pagamento por serviços ambientais no país, que já plantou mais de 1,3 milhão de árvores nativas.
Infraestruturas naturais como florestas, áreas alagadas e recifes de coral podem ajudar as infraestruturas tradicionais, também chamadas de infraestrutura cinza, a funcionarem melhor. Ainda assim, projetos que unem esses dois tipos de infraestrutura permanecem relativamente nichados, principalmente devido aos mitos recorrentes sobre seus custos e viabilidade.