5 exemplos de caminhabilidade
Entenda como Amsterdã, Copenhague, Helsinque, Zurique e Hamburgo trabalham para incentivar os deslocamentos a pé e melhorar o dia a dia das pessoas.
Entenda como Amsterdã, Copenhague, Helsinque, Zurique e Hamburgo trabalham para incentivar os deslocamentos a pé e melhorar o dia a dia das pessoas.
Entender como as pessoas e o ambiente interagem pode incentivar escolhas mais sustentáveis e estimular uma relação mais positiva das pessoas com as cidades.
Em entrevista, o engenheiro especialista em Planejamento de Transportes Orlando Strambi analisa os resultados da pesquisa que ajuda a entender os deslocamentos dos paulistanos.
Além dos ganhos já comprovados da caminhada como atividade física, diversos estudos também têm se dedicado a avaliar os efeitos do caminhar na saúde mental.
São Paulo, Porto Alegre e Juiz de Fora começaram a tirar seus projetos de Ruas Completas do papel e agora trabalham na avaliação dos impactos e benefícios gerados pelas mudanças.
Rua Marechal Deodoro, centro de comércio e grande movimentação na cidade mineira, ganhou mais espaço para a circulação e convivência dos cidadãos.
Relatório da Organização Mundial da Saúde mostra que ainda é necessário muito trabalho para salvar vidas no trânsito. A boa notícia é que há muitas soluções técnicas disponíveis.
No Dia do Pedestre buscamos o que o Código de Trânsito Brasileiro aponta como direitos de quem transita a pé.
A explicação para algumas pessoas caminharem mais do que outras pode ir além da escolha pessoal: em muitos casos, os níveis de caminhada no dia a dia são determinados pelo desenho urbano.
Quais as dificuldades que você encontra em um simples trajeto a pé da sua casa até, por exemplo, um ponto de ônibus, da estação do trem até o seu trabalho, ou no trecho que você se desloca de bicicleta? Esse tipo de fluxo, que compreende o percurso final ou inicial de um deslocamento complementar ao transporte coletivo ou particular, realizado para acessar os espaços urbanos que se encontram nos ambientes públicos das cidades, em geral realizados a pé, é chamado de microacessibilidade.