Vivemos hoje um período sem precedentes – de visões cada vez mais polarizadas, informações falsas se espalhando a uma velocidade alarmante, fatos sendo desacreditados. Nossa confiança nas instituições se desgasta, e os tomadores de decisão responsáveis por garantir nosso bem-estar frequentemente não têm acesso aos dados de que precisam.

É por isso que o WRI, junto a mais de 30 parceiros, desenvolveu o Resource Watch, uma plataforma dinâmica que disponibiliza dados atuais e cofiáveis sobre água, cidades, clima, energia, comida, florestas, oceanos e sociedade. O site alia tecnologia, dados e redes humanas para trazer a transparência necessária sobre o estado em que se encontra nosso planeta.

Com o Resource Watch, é possível:

  • Explorar as mudanças pelas quais passam o planeta e a sociedade e as inter-relações entre elas.
  • Analisar e visualizar dados para entender as causas e buscar soluções.
  • Compartilhar novas contribuições. Usuários podem se cadastrar para receber novidades, criar novos painéis, ler histórias e matérias construídas a partir dos dados e compartilhar informações.

Sob a curadoria dos especialistas do WRI, o Resource Watch reúne centenas de conjuntos de dados relativos a recursos naturais, comércio e a vida das pessoas em um só lugar. Na plataforma, é possível analisar os grandes desafios que enfrentamos hoje – incluindo a qualidade do ar, crises hídricas, aumento do nível do mar, geração de energia, mudanças climáticas, pobreza, instabilidade dos Estados, migrações humanas, entre outros – e como estão interconectados.

Ao considerar apenas uma questão específica, as pessoas muitas vezes não conseguem visualizar ou compreender o cenário mais amplo que deu origem a esse problema. O Resource Watch permite que os usuários mesclem e sobreponham diferentes conjuntos de dados para entender suas correlações. Cruzando informações de diferentes nichos, escapando aos campos de análise tradicionais, podemos entender melhor as causas e soluções de problemas-chave para o planeta.

A plataforma mostra o que está acontecendo no mundo agora, oferecendo as informações de que precisamos para equiparar nosso ritmo de ação àquele em que as mudanças acontecem. A partir de sensores terrestres e dados gerados por satélites quase em tempo real, o sistema ajuda a rastrear incêndios, inundações, desastres naturais e outros eventos à medida que ocorrem – um atributo que deve evoluir a cada mês, com novos conjuntos de dados periodicamente adicionados.

A mobilidade, fundamental para o funcionamento de uma cidade moderna e sustentável, é um desafio crescente para as áreas urbanas, que continuam a crescer. Uma mobilidade eficiente garante o acesso a empregos e outras oportunidades; se, por outro lado, não for orientada ao transporte sustentável, gera congestionamentos, riscos de segurança e limitações ao desenvolvimento. Para avaliar a situação da mobilidade sustentável em diversos países do mundo, uma das fontes utilizadas é o BRTData, banco de dados global sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus, gerenciado e atualizado pelo programa de Cidades do WRI Brasil.

A infraestrutura de dados (API) por trás do Resource Watch é open source, ou seja, outros podem utilizar essa base para criar suas próprias aplicações, como se fossem blocos de lego. Dessa forma, a plataforma pode ser vista como um bem público de escala global, permitindo que qualquer organização utilize a revolução dos dados abertos para solucionar diferentes desafios.

A revolução dos dados e da informação chegou. As pessoas estão mais conectadas e interconectadas do que nunca antes. A velocidade com que vemos se espalharem falsas notícias torna urgente a necessidade de fontes de informação confiáveis. O Resource Watch oferece acesso a informações que nos permitem entender melhor os principais desafios do desenvolvimento sustentável e, assim, contribuir para a redução de resíduos, conservação dos recursos, melhora da segurança e cobrar transparência dos tomadores de decisão. Todos os dados são abertos, acessíveis e gratuitos.

Veja abaixo o mapa da probabilidade de expansão urbana até 2030, um exemplo do dados disponíveis na plataforma: