Será que para falar de assuntos técnicos e pesquisas precisamos ficar presos em uma linguagem formal, cheia de referenciais teóricos? Ou será que podemos desconstruir esse universo e aproximar o conhecimento do público? Por que encerrar a pesquisa em um material só, se ela traz conteúdo que pode ser explorado em diferentes plataformas e formatos?

Desses questionamentos surge o WRI Explica, uma série para descomplicar a linguagem técnica do trabalho do WRI Brasil. Buscamos uma forma simples de ilustrar conceitos e trazer o conhecimento através de uma representação lúdica dos assuntos abordados em nossas publicações.

Para inaugurar a série, escolhemos falar sobre os custos com infraestrutura nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Usando como base a publicação “Minha Casa + Sustentável – Caderno 1: Análise de Custos Referenciais”, deixamos os termos técnicos lá e trouxemos para o vídeo uma pergunta muito simples: quanto custa o distanciamento de um empreendimento MCMV do centro urbano?

Assista ao vídeo e entenda: