Mudar o paradigma de desenho viário aplicado há tantas décadas no Brasil é desafiador. Enxergar cada via com olhos de quem pensa primeiro no uso das pessoas e não mais dos automóveis é um exercício cada vez mais necessário e urgente no planejamento urbano. É nesse contexto que o conceito Ruas Completas busca construir ruas mais seguras, saudáveis e equânimes.

Para apoiar profissionais de diversas áreas a entender e colocar em prática os princípios de Ruas Completas, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criaram os Seminários Online Ruas Completas. Foram realizadas oito conferências ao longo do ano de 2018 que exploraram diversos assuntos relacionados às etapas do desenvolvimento de um projeto. Centenas de pessoas de 150 cidades brasileiras assistiram palestras com 17 especialistas de dez organizações diferentes.



Os seminários estão disponíveis na íntegra no canal do WRI Brasil no Youtube. Abaixo, é possível obter informações sobre cada um deles e assistir.

1. O que são Ruas Completas?

WRI Brasil e Cidade Ativa falam sobre os elementos urbanos que podem ser inseridos em um projeto de Rua Completa e os impactos que essa transformação pode trazer para a população e a economia local. Para Paula Santos, gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil e uma das painelistas do seminário, o conceito de Ruas Completas faz os planejadores urbanos repensarem o modelo que vêm sendo usado há décadas para projetar ruas, focado apenas no tráfego de carros, e começarem a adotar outras prioridades, voltadas à saúde e à qualidade de vida das pessoas. “As ruas configuram o maior espaço público da cidade e determinam sua personalidade", lembra Paula.

Painelistas: Paula Santos, gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil e Gabriela Callejas, cofundadora e diretora da Cidade Ativa.



2. Como financiar Ruas Completas?

O segundo seminário aborda possíveis formas de financiamento de intervenções urbanas para que as Ruas Completas virem realidade nas cidades brasileiras.

Painelistas: Henrique Evers, gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, e Gislene Pereira, professora associada da Universidade Federal do Paraná.



3. Incluindo a população na construção dos espaços públicos

“Durante décadas, as cidades foram planejadas dentro de gabinetes e escritórios, sem o contato com os anseios e as necessidades dos cidadãos. Isso nos levou a problemas urbanos que hoje são desafios enfrentados por todos os gestores locais", ressalta Daniely Votto, gerente de Governança Urbana do WRI Brasil. Para ela, felizmente esse quadro está se transformando através de novas políticas públicas que reforçam a necessidade da cogestão: "É preciso que prefeitos e secretários conheçam as técnicas e métodos existentes para promover uma participação social eficaz, eficiente, que produza efeitos positivos e eleve o debate político".

O terceiro seminário online aborda os métodos e os níveis de participação da sociedade na elaboração de espaços públicos como projetos de Ruas Completas.

Painelistas: Daniely Votto, gerente de Governança Urbana do WRI Brasil, Ana Carolina Nunes, diretora vice-presidente do SampaPé!, e Leticia Leda Sabino, também diretora vice-presidente do SampaPé!.



4. Estratégias para qualificar e incentivar o uso do transporte coletivo

O quarto seminário online fala sobre as estratégias para qualificar e incentivar o uso do transporte coletivo, elemento que deve fazer parte do planejamento das Ruas Completas. "O transporte coletivo é a alternativa mais eficiente para os deslocamentos longos dentro das cidades. Além de atrair novos usuários, melhores sistemas de transporte coletivo têm o potencial de aumentar o número de pessoas que caminham pela cidade, tornando-a mais viva, humana e segura", reforça Ariadne Samios, analista de Mobilidade Ativa do WRI Brasil.

Painelistas: Ariadne Samios, analista de Mobilidade Ativa do WRI Brasil e Mariana Barcelos, analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil.



5. Intervenções Intermediárias: o primeiro passo para Ruas Completas

Projetos de Ruas Completas buscam promover transformações urbanas através de mudanças na distribuição do espaço público entre os diferentes usuários. Neste cenário, o Urbanismo Tático aparece como uma solução de implementação rápida e de baixo custo. "O urbanismo tático é uma estratégia para facilitar a execução e garantir o melhor resultado de projetos urbanos", explica Luisa Peixoto, analista de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil.

No seminário, Luisa e Carolina Cominotti, assessora técnica em Planejamento Urbano na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, detalham como intervenções temporárias podem melhorar a qualidade dos espaços públicos e facilitar a integração da população no processo de criação das nossas cidades.

Painelistas: Luisa Peixoto, analista de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil e Carolina Cominotti, assessora técnica em Planejamento Urbano na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.



6. Medindo o impacto das Ruas Completas

Reunir dados referentes aos resultados da implementação de Ruas Completas ainda é um desafio. A escassez de métodos de mensuração do impacto é problemática para cidades que precisam justificar os projetos em termos de custo-benefício. Neste seminário, LABMOB e ITDP Brasil exploram métodos e indicadores para medir os benefícios que as Ruas Completas trazem para a população.

Painelistas: Marcela Kanitz, arquiteta e urbanista, pesquisadora do LABMOB/UFRJ, e Danielle Hoppe, gerente de Transportes Ativos do ITDP.



7. Ruas Completas no Planejamento Urbano

Para construir Ruas Completas, as agências de transporte devem mudar sua abordagem de planejamento. Uma política de Ruas Completas busca garantir que os planejadores e engenheiros de transporte projetem e operem a rede viária consistentemente para todos os seus usuários, não apenas os motoristas. O atual momento de elaboração dos Planos de Mobilidade e revisão dos Planos Diretores é oportuno para a inclusão de diretrizes que regulamentem a implementação de Ruas Completas através de instrumentos legais. 

Painelistas: Luiza Oliveira, coordenadora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, e JP Amaral, coordenador da campanha De Olho nos Planmobs.



8. Do projeto à implementação

Muitos municípios brasileiros apresentam dificuldades para a elaboração de projetos e a implementação de soluções capazes de qualificar ruas e espaços públicos. O último seminário online desta série apresenta dois casos nos quais a cooperação entre municípios se mostrou uma alternativa a esse desafio. O engajamento entre cidades que compartilham o mesmo objetivo permite que sejam elaboradas estruturas inovadoras para alcançar resultados e possibilitar a implementação de projetos de Ruas Completas em escala.

Painelistas: Alex Maschio, gerente Regional Sul da ABCP, e Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Estado de São Paulo.