Você está aqui

WRI Ross Center Prize for Cities vai premiar projetos transformadores sobre clima nas cidades

O WRI Ross Center lançou o segundo ciclo do WRI Ross Center Prize for Cities, um concurso global que celebra a mudança urbana transformadora. O anúncio foi feito durante a 10ª sessão do Fórum Urbano Mundial da ONU, o maior encontro global de atores da transformação urbana. As inscrições estão abertas para o Prêmio, que vai dar US$ 250 mil ao vencedor e US$ 25 mil a cada um dos outros quatro finalistas.

O vencedor da primeira edição do Prize for Cities foi SARSAI em abril de 2019, um programa da organização Amend, pela abordagem altamente impactante e replicável de criar jornadas mais seguras de crianças até a escola em Dar es Salaam (Tanzânia), e outras cidades africanas, colocando a experiência urbana das crianças no coração da transformação das cidades. Equipes de todo o mundo enviaram 193 projetos inspiradores, dentre os quais foram selecionados cinco finalistas.

Para o ciclo 2020-2021, o Prêmio recebe inscrições na temática “Cidades inclusivas para um clima em mudança”, em busca de iniciativas que mostrem como se pode viver e prosperar em um clima em mudança enfrentando tanto a crise climática quanto a desigualdade nas cidades. As inscrições devem ser feitas neste link até 7 de maio de 2020.

“Com o Prize for Cities, queremos inspirar um senso de possibilidade – de que é possível cortar emissões de gases de efeito estufa levando em conta os meios de subsistência das pessoas, sem deixar ninguém para trás”, disse Ani Dasgupta, Diretor Global do WRI Ross Center para Cidades Sustentáveis. “Nós sabemos que é possível, mas os esforços ainda são poucos, e precisamos aprender mais rápido com os casos bem-sucedidos e dar escala a eles.”

Todos os tipos de organizações e indivíduos dos setores público, privado e da sociedade civil são encorajados a inscrever iniciativas.

“Buscamos projetos que apliquem grandes ideias a problemas urbanos críticos, demonstrem impactos que mudem vidas de pessoas e de suas comunidades, e tenham efeito cascata nas instituições, dentro dos limites da cidade e para além deles”, disse Anne Maassen, Liderança Global do WRI Ross Center Prize for Cities. “Os inscritos deste ano vão contribuir para um repertório de intervenções implementáveis e projetos para enfrentar a crise climática e a desigualdade urbana.”

Em outubro de 2020, um time internacional de avaliadores da rede do WRI Ross Center selecionará cinco finalistas. Um júri independente formado por líderes urbanos reconhecidos vai, então, escolher o vencedor, que será anunciado em abril de 2021 em uma cerimônia de gala em Nova York. O grupo inclui Sir David Adjaye, Martha Delgado, Lord Norman Foster, Frannie Léautier, Rahul Mehrotra, Sheela Patel, Maimunah Mohd Sharif, Steve Strongin e Mark Watts. O presidente do júri, Stephen M. Ross, fundador da Related Companies e diretor do conselho do WRI, patrocina o Prêmio.

O Prize for Cities também expandiu seu Conselho Consultivo, um grupo de líderes do pensamento urbano que orientam a premiação e ajudam a identificar projetos empolgantes em suas redes globais. Para saber mais sobre o WRI Ross Center Prize for Cities, incluindo como fazer sua inscrição e apoiar o Prêmio, visite prizeforcities.org. Há versões em português das perguntas frequentes (FAQ) e da página de inscrições.

ShareThis Button: 

Share

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.