Você está aqui

Consultoria na área de Economia e Mudanças Climáticas

O WRI Brasil está contratando um(a) consultor(a) para área de economia e mudanças climáticas, para apoiar organização em atividades ligadas ao Programa de Clima.

Sobre o WRI

O World Resources Institute (WRI) é uma organização de pesquisa global independente, sem fins lucrativos, que transforma grandes ideias em ação atuando na interseção entre meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Trabalhamos para enfrentar seis desafios críticos que precisam ser superados na próxima década para garantir um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta: mudanças climáticas, energia, alimentos, florestas, água e cidades sustentáveis.

A base do nosso trabalho é desenvolver e oferecer pesquisas, dados, mapas e análises de alta qualidade com o objetivo de solucionar os grandes desafios ambientais e de social. Trabalhamos com líderes do governo, empresas e sociedade civil para impulsionar ações ambiciosas e criar mudanças no terreno. Igualmente importante, reunimos parceiros para desenvolver ideias inovadoras e soluções de ampliação para um impacto duradouro e de longo alcance.

O trabalho do WRI abrange mais de 50 países, com escritórios nos Estados Unidos, China, Índia, Brasil, México, Europa e Indonésia. Lançado em 2014 com sua sede em São Paulo, o WRI Brasil compõe a história de 20 anos do WRI e fortalece a pesquisa de campo no país.

Sobre o WRI Brasil

O WRI Brasil, associado ao World Resources Institute (WRI) trabalha em estreita colaboração com líderes para transformar grandes ideias em ações para preservar os recursos naturais — base para oportunidades econômicas e para o bem-estar humano. Focamos em três questões críticas na interseção entre o desenvolvimento socioeconômico e o meio ambiente: cidades, mudanças climáticas e florestas.

Sobre o Centro de Economia

O Centro de Economia do WRI atua para gerar uma melhor compreensão do valor que os ecossistemas fornecem à economia, usando a lente econômica para analisar problemas e soluções na interseção do meio ambiente e do bem-estar humano.

Os economistas do WRI conduzem avaliações econômicas detalhadas do valor dos serviços ecossistêmicos terrestres e marinhos, investimentos em energias renováveis, impactos da vulnerabilidade climática para as comunidades e seus meios de subsistência. Desenvolvemos ferramentas e orientações para apoiar os tomadores de decisão na compreensão das compensações econômicas e sociais de investir e proteger os recursos naturais.

Sobre a Nova Economia do Clima

A Comissão Global de Economia e Clima é uma iniciativa internacional que analisa como os países podem alcançar o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos provenientes de mudanças climáticas. O principal projeto desta Comissão é a "Nova Economia do Clima", da sigla em inglês “New Climate Economy (NCE)”. Esse projeto desenvolve evidências independentes e autorizadas sobre a relação entre as ações que podem fortalecer o desempenho econômico e aquelas que reduzem o risco de mudanças climáticas perigosas.

O projeto é realizado por uma parceria global de institutos de pesquisa e uma equipe central liderada pela diretora do programa, Helen Mountford. A NCE trabalha com várias outras instituições em vários aspectos do programa de pesquisa, incluindo o Banco Mundial e bancos regionais de desenvolvimento, o Fundo Monetário Internacional, Agência Internacional de Energia, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, agências das Nações Unidas e uma variedade de instituições. de outros institutos de pesquisa em todo o mundo.

A NCE está desenvolvendo estudos detalhados em diversos países, bem como planos de trabalho para os próximos 2-3 anos que por sua vez, serão fortemente baseados em parceiros internacionais.

A New Climate Economy (NCE) no Brasil

A Iniciativa NCE Brasil atua em conjunto com instituições nacionais relevantes e oferece apoio ao Brasil na construção de uma nova estratégia para um desenvolvimento nacional forte e sustentável. Há um potencial novo caminho de crescimento para o Brasil, que pode impulsionar o crescimento econômico, tornar as empresas mais eficientes e competitivas, proteger a riqueza natural e atrair mais investimentos estrangeiros.

Essa iniciativa continua a ser moldada à medida que as possibilidades e demandas do país são analisadas, sendo que os produtos de pesquisa incluirão uma síntese geral das oportunidades de crescimento associadas à descarbonização da economia no Brasil, e foca especificamente em setores com maior possibilidade de impacto.

Escopo do Trabalho

O WRI Brasil e a iniciativa do New Climate Economy (NCE) buscam um/a Economista Sênior para apoiar os estudos sobre política climática e contribuir com os conteúdos de pesquisa com foco especial em infraestrutura e uso da terra.

O projeto terá duração de 8 (oito) meses, sendo que as atividades do/a Consultor serão focadas nos seguintes aspectos:

  • Identificação de oportunidades de pesquisa com potencial de transformação da sociedade, em linha com a missão e direcionamento o estratégico do WRI Brasil;
  • Pesquisa de dados e métodos necessários para produção de estudos na área de infraestrutura urbana e rural, bem como no uso da terra;
  • Contribuição com a construção da estratégia da Iniciativa Nova Economia para o Brasil;
  • Contribuição com conteúdo para produção e revisão de produtos da Iniciativa Nova Economia para o Brasil;
  • Interação e alinhamento com diferentes áreas do WRI e parceiros externos.

Requisitos obrigatórios

  • Mestrado em economia;
  • Mínimo de 10 anos de experiência de projetos de pesquisa na área;
  • Alta capacidade de pesquisa analítica e quantitativa;
  • Experiência/conhecimento sobre modelagem empírica aplicada a fenômenos sociais e econômicos;
  • Conhecimento de métodos de avaliação integrada para análises ambiental, climática e econômica;
  • Conhecimento sobre a política climática do Brasil, incluindo implicações sócio-econômicas.
  • Habilidade para viajar quando necessário;
  • Fluência em Português e Inglês;

Requisitos desejáveis

  • Doutorado em economia ou na área ambiental;
  • Experiência em projetos com instituições internacionais e/ou com o governo federal;
  • Conhecimento sobre o sistema do IBGE e da coleta de dados em nível micro (nível familiar);
  • Conhecimento ou habilidade para aprender e utilizar o Sistema de Contabilidade Econômica e Ambiental (do inglês System of Environmental-Economic Accounting – SEEA);
  • Conhecimento sobre o perfil da matriz de emissão de gás de efeito estufa (GEE) do Brasil.
  • Os candidatos interessados devem apresentar comprovada experiência na área e indicação de parceiros e/ou clientes para referências.

Submissão de candidaturas

Interessada/os devem enviar suas propostas e apresentação de suas empresas exclusivamente on-line acompanhadas de histórico de experiência através do link www.wri.org/careers. Todos os pedidos devem ser apresentados on-line através deste portal para serem formalmente considerados.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.