Atualmente, Johannes serve como Presidente do Conselho do WRI Brasil. Ele possui um doutorado em Teologia Moral, Ética Empresarial e Economia de Desenvolvimento pela Universidade de Louvaina, na Bélgica. Ele fez cursos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e realizou pesquisas acadêmicas no Sul do Pará, na Amazônia brasileira.

Sua carreira teve início em 1995 no Banco Bozano, Simonsen, onde atuou nas áreas de privatizações e renda fixa. Entre 2008 e 2013, desempenhou a função de diretor regional da Porticus América Latina, onde se envolveu com filantropia privada. Desde 2014, Johannes exerce o cargo de diretor executivo na Good Energies, com sede em Zug, Suíça. Nesse papel, ele concentra seus esforços na mitigação climática, investindo em energias limpas e renováveis, restauração de ecossistemas e reflorestamento. Atualmente, ele também faz parte dos Conselhos da Climate and Land Use Alliance, e da empresa solar SELCO em Bangalore, Índia. Além disso, é membro do Conselho do Instituto Arapyaú.

Ao longo de sua carreira, Johannes também tem lecionado em diversas universidades, incluindo a Universidade Nazarbayev em Nur-Sultan, Cazaquistão; na ISAV-Kimwenza em Kinshasa, Congo; na Princeton University, Estados Unidos; e na Université de Fribourg, Suíça.