Leonardo C. Fleck tem ampla experiência internacional em sustentabilidade com expertise em sustentabilidade corporativa, finanças, inovação tecnológica, biodiversidade e mudanças climáticas. Leo juntou-se ao Banco Santander em janeiro de 2022, onde lidera as iniciativas de inovação financeira voltadas à sustentabilidade, incluindo energias renováveis, agricultura sustentável, transportes sustentáveis e a bioeconomia, esta última com foco particular no bioma Amazônia. Anteriormente, Leo trabalhou por dez anos junto à Fundação Gordon e Betty Moore em Palo Alto, California, em 2012, onde liderou o desenho e a implementação de um novo programa global voltado a reduzir a degradação de ecossistemas associada ao comércio internacional, à produção e ao financiamento de commodities, englobando projetos nos Estados Unidos, União Europeia, China, Brasil, Paraguai, Argentina e Indonésia. Leo também atuou junto à Aliança para o Clima e o Uso da Terra (CLUA), a maior aliança filantrópica voltada à redução de emissões de gases de efeito estufa do uso da terra.

Antes de se juntar à Fundação Moore, Leo foi Economista Sênior e Líder do Programa Brasil da Conservation Strategy Fund (CSF), uma organização internacional sem fins lucrativos cuja missão é transformar esforços de conservação através do uso de ferramentas econômicas no apoio à tomada de decisão. Leo apoiou o crescimento da CSF no Brasil e na América do Sul, quando gerenciou equipes internacionais multidisciplinares na elaboração de projetos relacionados à REDD+, infraestrutura de transportes e energia, agricultura e planejamento do uso da terra, áreas protegidas e turismo, e treinou mais de 500 profissionais de seis continentes no uso de ferramentas econômicas para a conservação de ecossistemas tropicais. Leo foi posteriormente presidente do conselho brasileiro da CSF, organização que recebeu o Prêmio MacArthur para Organizações mais Criativas e Efetivas em 2012.

Leo publicou mais de 20 publicações, incluindo artigos na Nature Climate Change e Frontiers in Ecology and Environment. Ele contribuiu com a iniciativa The Economics of Ecosystems and Biodiversity (TEEB) e foi convocado como especialista em audiências públicas no Senado, Câmara de Deputados e Ministério Público Federal no Brazil. Além disso, ensinou sustentabilidade corporativa a mais de 500 estudantes de MBA em Belo Horizonte.

Leonardo obteve títulos de pós-graduação em gestão avançada de programas (SAPM) na Universidade de Stanford, em negócios (MBA) no Centro Universitário UNA, e em biologia da conservação (MSc) na Universidade de Kent, e de bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leo é casado com Renata Xavier e é um entusiasta de esportes ao ar livre, viagens e fotografia da natureza.