Webinar reuniu WRI Brasil, Imazon, ICV e Suzano, além de pesquisadores e implementadores da RNA, para o lançamento de um novo estudo de casos sobre a Regeneração Natural Assistida como técnica para recuperar florestas e paisagens

Data: 29 de março de 2022
Hora: 11h
Assista ao evento:

Deixar as florestas se regenerarem por si só – contando com um pouco de assistência humana – em muitos casos é a forma mais eficiente de restaurar paisagens e florestas no Brasil e no mundo. Essa abordagem, conhecida como Regeneração Natural Assistida (RNA), possibilita que as pessoas usem o conhecimento local para remover barreiras e permitir que as árvores voltem a crescer naturalmente.

Projetos na Amazônia e na Mata Atlântica, assim como em outros países com florestas tropicais ao redor do mundo, já estão mostrando o potencial de acelerar o progresso da recuperação de ecossistemas de forma a atender necessidade das comunidades rurais, respeitar o meio ambiente e com bom custo-benefício.

Apesar das oportunidades da RNA, algumas questões ainda precisam ser respondidas: quais são as condições que fazem um projeto de RNA ser bem-sucedido? Como governos e desenvolvedores de projetos podem garantir maior quantidade de remoção de carbono da atmosfera e proteger a biodiversidade? Como esforços já existentes de RNA podem captar mais recursos para dar escala à restauração de paisagens e florestas?

Junte-se ao WRI Brasil, Imazon, ICV e Suzano, além de pesquisadores e implementadores da RNA, para o lançamento de um novo estudo de casos que explora essas questões e apresenta exemplos da aplicação da regeneração natural assistida ao redor do mundo.

Juntos, vamos iniciar uma conversa sobre como a RNA é uma grande oportunidade para produtores rurais, empresas, governos e organizações, que pode contribuir para a adequação legal de propriedades rurais e dar escala à restauração no Brasil e no mundo.

Este evento foi transmitido em português e inglês, com traduções simultâneas para espanhol e francês.