A série de seminários online Qualidade do Ar no Brasil tem o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre qualidade do ar, apoiando a construção de coalizões e o aumento da conscientização sobre o tema no país. Organizados pelo WRI Brasil em parceria com outras organizações do setor, os seminários vão debater projetos, estudos de caso, estratégias e políticas relacionadas à redução de emissões e à melhora da qualidade do ar no Brasil, em perspectiva nacional, estadual e municipal.

 

3º Seminário | Qualidade do ar: perspectivas para a ação municipal

18 de setembro | das 14h às 15h *Horário sujeito a alterações.

Qual o papel das cidades em relação à qualidade do ar? Ainda que a atribuição sobre esse tema seja majoritariamente dos estados, os projetos e ações efetivamente serão implementados em âmbito local. Neste terceiro seminário online, vamos debater o planejamento e a execução de soluções e seus potenciais impactos na escala das cidades. Atualmente, os transportes são os maiores emissores urbanos de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Soluções para a eletrificação do transporte público e incentivos à mobilidade limpa são os temas do último seminário da série sobre qualidade do ar no Brasil.

Painelistas:

  • Cristina Albuquerque, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil

  • Carlos José Barreiro, Secretário Municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)

Moderadora: Luiza de Oliveira Schmidt, coordenadora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil


2º Seminário | Qualidade do ar: perspectivas para o avanço do controle e monitoramento

15 de agosto | das 14h às 15h

Os estados são o segundo nível na implementação da política nacional de qualidade do ar e têm um papel fundamental para o avanço do controle da qualidade do ar no país. Conforme a legislação, são responsáveis pelo monitoramento, realização de inventários de emissões, definição de áreas prioritárias de controle e fiscalização, entre outras atividades. Quais os desafios para que desempenhem esse papel de forma ativa e eficiente? Considerando esse contexto, o segundo seminário online da série “Qualidade do Ar no Brasil” vai debater a atuação dos estados na coleta e disponibilização de dados confiáveis e atualizados, que permitam a elaboração de políticas públicas de controle e mitigação da poluição atmosférica e a configuração de um sistema nacional de informações.

Painelistas:

  • Patrícia Krecl, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisadora do Laboratory for Urban Air Pollution and Climate

  • David Tsai, coordenador da área de emissões do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)

Moderadora: Luiza de Oliveira Schmidt, coordenadora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil


1º Seminário | Qualidade do ar: perspectivas para o avanço da política nacional

4 de junho | das 14h às 15h

Neste primeiro encontro será feita uma análise do contexto e da legislação federal abrangendo políticas públicas de qualidade do ar. Considerando o governo federal como indutor de políticas públicas, que devem se materializar em todo o território nacional, quais são os desafios para a implementação das regulamentações que já existem hoje? Estamos no caminho certo? Quais novas políticas ajudariam a superar as barreiras existentes?

Painelistas:

  • Evangelina Vormittag, diretora técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS) | Evangelina é idealizadora e diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade. Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é consultora na área de saúde e sustentabilidade para instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e governos.

  • Marcel Martin Baptista de Faria, coordenador do Portfólio de Transporte do Instituto Clima e Sociedade (iCS) | Marcel é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela UFABC. Atuou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) com a gestão e coordenação técnica dos produtos previstos do programa de mobilidade urbana de baixo carbono. Atualmente, coordena o Portfólio de Transportes do iCS.

Moderador: Walter de Simoni, especialista em Clima e Cidades do WRI Brasil