Lançamento de estudo que identifica barreiras e ações para destravar o financiamento verde e climático de infraestrutura urbana no Brasil, acompanhado de debate.

Data: 01/09/2021
Hora: 10h - 11h30

O financiamento verde e climático é uma oportunidade para que cidades brasileiras superem passivos históricos de infraestrutura com investimentos de baixo carbono, resilientes e sustentáveis, ao mesmo tempo em que geram emprego e promovem uma retomada verde da economia. O que falta para que essa oportunidade se concretize?

WRI Brasil, Ministério de Minas e Energia (MME) e GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) realizaram o lançamento do estudo "Financiamento de Infraestrutura de Baixo Carbono nas Áreas Urbanas no Brasil", que identifica sete barreiras ao financiamento verde e climático de infraestrutura urbana no Brasil e traz nove recomendações para superá-las. Especialistas de diferentes setores debateram as recomendações do estudo e as oportunidades para endereçar os desafios e gargalos do financiamento urbano.

Palestrantes e painelistas:

Friederike Sabiel - Assessora de Assuntos Ambientais da Embaixada da Alemanha no Brasil
Carlos Alexandre Pires - Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia
Luis Antonio Lindau - Diretor do programa de Cidades do WRI Brasil
Jean Leonardus Caris - Subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro
Joana Sarmento Coelho - Diretora de Investimentos para a América Latina, Banco Europeu de Investimento (BEI)
Sergio Gusmão - Presidente da ABDE e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
Ana Paula Bruno - Analista de Infraestrutura e Coordenadora Técnica da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional

O estudo se deu no âmbito do Projeto Financing Energy for Low-Carbon Investment – Cities Advisory Facility (FELICITY).

Assista ao webinar na íntegra: