Debate sobre uma nova agenda urbana para o Brasil que favoreça a retomada verde nas cidades e a redução de desigualdades históricas.

Data: 19 de outubro, das 10h às 11h30

Os governos nacionais enfrentam hoje um desafio triplo: recuperar a economia após a pandemia, enfrentar as ameaças geradas pelas mudanças climáticas e avançar seus objetivos de desenvolvimento de longo prazo. As cidades, motores econômicos onde vivem cerca de 87% dos brasileiros, são vitais para isso. As 25 maiores áreas urbanas do país respondem por metade da população e, em 2016, produziram 63% do produto interno bruto (PIB).

A Covid-19 expôs muitas vulnerabilidades, com as cidades sendo particularmente impactadas. Pessoas que vivem em centros urbanos, especialmente as de baixa renda, sofrem enormemente com a crise causada pela pandemia, as mudanças climáticas e a crescente desigualdade. Enfrentar esse triplo desafio passa, necessariamente, por uma nova agenda urbana para o Brasil.

Este evento marca o lançamento do estudo "Aproveitando a Oportunidade Urbana do Brasil", que reúne ações prioritárias em setores como habitação e transporte urbano para que o Brasil possa aumentar a inclusão e a resiliência climática. O encontro reunirá especialistas para discutir como o Brasil pode colocar as questões urbanas no centro do debate sobre a retomada econômica do país no atual contexto.


Veja a gravação do evento:


Abertura:

  • Luis Antonio Lindau, Diretor de Cidades do WRI Brasil
  • Ilan Cuperstein, Vice-Diretor Regional para a América Latina da Rede C40

Painelistas:

  • Laís Andrade Barbosa de Araújo, Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Maria Fernandes Caldas, Secretária de Política Urbana de Belo Horizonte
  • Anacláudia Rossbach, Gerente Regional para América Latina e Caribe da Cities Alliance

Moderação:

  • Henrique Evers, Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil