Você está aqui

Especialista em Economia da Água para Infraestruturas Naturais

Cargo: Especialista em Economia da Água para Infraestruturas Naturais

Programa: Iniciativa Água Global

Supervisor: Todd Gartner

Nível: Temporário, economista de meio-período (contrato de especialista)

Sobre o WRI

O WRI é uma organização global e ativa, recentemente eleito como o melhor Think Tank Ambiental do mundo, e constantemente citado por sua equipe como uma das melhores organizações para se trabalhar. Possui uma experiência de mais de 30 anos focando na intersecção do desenvolvimento ambiental e socioeconômico. Vamos além da pesquisa para transformar ideias em ações: nossa missão é mover a sociedade para uma existência que proteja o meio ambiente e sua capacidade de suprir as necessidades e aspirações dessa e de futuras gerações. Temos escritórios no Brasil, China, Europa, Índia, Indonésia e Estados Unidos, além de projetos ativos em mais de 50 países. As áreas de atenção do WRI são Mudanças Climáticas, Energia, Alimentos, Florestas, Água, Cidades e Transportes, Negócios, Finanças e Governos.

Resumo

O especialista deve morar no Brasil e vai se reportar ao Projeto de Infraestrutura Natural para Água - que trabalha com entidades públicas, empresas e bancos de desenvolvimento para alavancar investimentos em infraestruturas naturais que garantam o abastecimento de água. Para mais informações, visite: http://www.wri.org/our-work/project/natural-infrastructure-water O WRI trabalha com empresas, governos e sociedade civil para garantir a segurança da água no futuro. Procuramos abordar desafios tanto da quantidade como da qualidade da água. Por exemplo: nosso projeto Aqueduque usa os dados mais atualizados para produzir mapas globais de risco de abastecimento de água, fornecendo a interessados meios de avaliar desafios atuais e futuros. Conduzimos análises econômicas para identificar as estratégias mais rentáveis para reduzir a poluição da água. E identificamos soluções - como o serviço de restauração de ecossistemas - para aliviar problemas no abastecimento mundial de água.

Responsabilidades

O especialista dará apoio a um pequeno time das seguintes maneiras:

(1) Auxiliar - por vezes, liderar - em análises de questões econômicas e financeiras importantes para tomada de decisões do corporativo do WRI e dos parceiros governamentais, em tópicos como:

  • Interconexões entre infraestrutura natural e performance operacional de instalações hidrelétricas em locais específicos no Brasil.
  • Soluções de compensação entre usos de água para hidrelétricas e água para consumo.
  • Oportunidades de reflorestamento para beneficiar a garantia de oferta de água.
  • Custo-benefício de investimentos em infraestrutura natural em locais específicos.

(2) Revisar textos e fazer pesquisas básicas para divulgar estudos de locais específicos.

(3) Coletar, organizar e avaliar dados econômicos e ambientais que venham a contribuir para análises de políticas relevantes.

(4) Aplicar métodos de valoração do ecossistema, analises de custo-benefício, e o método de análise WRI “Verde-Cinza”.

(5) Auxiliar na elaboração e desenvolvimento de publicações especializadas, preparar materiais de comunicação.

(6) Coordenar atividades para a equipe do WRI, parceiros corporativos, especialistas e políticos relevantes.

(7) Auxiliar na elaboração de planos de trabalho e de abordagens de pesquisa.

(8) Guiar compreensão coletiva de como funcionam programas de infraestruturas naturais.

Qualificações

  • Formação: superior em Economia, Economia Ambiental ou em outros campos relacionados. PhD é preferencial.
  • Fluência escrita e falada em inglês e português.
  • Experiência comprovada em liderar análises econômicas relacionadas a água, renovação de bacias hidrográficas e/ou valoração de serviços ambientais. Conhecimento dos setores de energia, em especial sobre usinas hidrelétricas no Brasil.
  • Compromisso com desafios: você será parte de um time, mas deverá pensar criticamente, criativamente e com independência.
  • Ótima habilidade de pesquisa: você consegue avaliar os méritos de ideias opostas e sabe encontrar dados.
  • Ótima escrita e comunicação verbal.
  • Desejo de avançar nossa compreensão da relação entre humanos e florestas.

Salário: de acordo com experiência.

Duração: meio-período, de 8 a 10 meses, com possibilidade de prorrogação.

Local: São Paulo, Brasil.

Como se candidatar e mais informações sobre o WRI

Os candidatos devem enviar carta de apresentação e currículo atualizado (em inglês) para sozment@wri.org até o dia 10 de janeiro de 2015, colocando no título do e-mail “CV para vaga de Especialista em Economia da Água para Infraestruturas Naturais”.

Como é uma organização que oferece oportunidades iguais a todos, é da política do WRI recrutar, contratar e gerar oportunidades para crescimento em todas as vagas de emprego, sem levar em consideração raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, cidadania, estado civil, orientação sexual, estado parental ou deficiências. A agenda global do WRI requer uma equipe diversa - com respeito a raça, gênero, cultura e experiência internacional. Perspectivas e experiências diversas melhoram a percepção do WRI sobre as questões que escolhe abordar, assim como a criatividade e aplicação das políticas de pesquisa e análise da organização. O WRI encoraja a candidatura de minorias, estrangeiros (especialmente de países em desenvolvimento) e de mulheres de todos os lugares.

Sobre o WRI

O World Resources Institute é uma organização de pesquisa global que vai além da pesquisa para colocar ideias em prática. Trabalhamos com governos, empresas e sociedade civil para construir soluções para desafios ambientais urgentes. As ideias transformadoras do WRI protegem a Terra e promovem desenvolvimento, pois a sustentabilidade é essencial para necessidades e aspirações humanas no futuro.

Criado em 1982, o WRI é uma organização sem fins lucrativos respeitada mundialmente por políticos, organizações não-governamentais e líderes corporativos graças a seu trabalho rigoroso, equilibrado e independente. Nascida de um think-tank, o WRI valoriza ideias inovadoras, trabalho colaborativo e pensamento independente. Nossa equipe vê o resultado do árduo trabalho que pratica e tem a satisfação de fazer uma diferença importante no mundo.

O WRI é uma organização de US$ 50 milhões com uma equipe internacional de aproximadamente 350 pessoas e escritórios no Brasil, China, Europa, Índia, Indonésia e Estados Unidos, e executa projetos em mais de 50 países. O WRI fornece informações objetivas e propostas práticas para mudanças políticas e institucionais que fomentam desenvolvimento ambiental e social igualitário.

Valores

A rotina do WRI é guiada por vários valores básicos e institucionais:

  • Inovação: para liderar mudanças em prol de um mundo sustentável, o WRI é criativo, progressista, empreendedor e flexível.
  • Independência: a eficiência do WRI depende de um trabalho independente de partidos políticos, instituições ou alianças pessoais, além de fontes de apoio financeiro.
  • Urgência: O WRI acredita que uma mudança urgente no comportamento humano é necessária para interromper a deterioração ambiental acelerada.
  • Integridade: Honestidade, gentileza e transparência devem guiar nosso trabalho para garantir credibilidade e construir confiança.
  • Respeito: a base de nossos relacionamentos está na crença de que todas as pessoas merecem respeito.

Abordagem

  • Tudo que é feito pelo WRI é baseado em quatro elementos principais:
  • Foco em resultados: o WRI organiza todo seu trabalho para produzir soluções eficazes e práticas, estratégias e ferramentas, políticas e parcerias.
  • Excelência analítica: o WRI identifica problemas, condutores de mudanças, incentivos econômicos e consequências para chegar a soluções claras, práticas e baseadas em incentivos.
  • Parcerias: o WRI trabalha com cientistas, governos, empresas, ONGs e insituições ao redor do mundo para criar incentivos e pressões por mudanças.
  • Comunicações: o WRI fomenta mudança ao disseminar suas soluções e ideias para audiências selecionadas.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.