Em muitas cidades brasileiras não é oferecida infraestrutura apropriada para garantir condições seguras de deslocamento para pedestres, ciclistas e até mesmo para ocupantes de veículos motorizados. Faltam calçadas de qualidade, infraestrutura cicloviária, sistemas prioritários para o transporte coletivo e boa conectividade viária. É preciso implantar soluções de desenho de ruas que ofereçam infraestrutura segura e proporcionem um ambiente mais saudável, incentivando a caminhada e o uso da bicicleta. Isso salva vidas no trânsito e aumenta a qualidade de vida nas cidades.

O ambiente viário tem papel fundamental na prevenção de eventuais erros que as pessoas cometem no trânsito e, no caso de um acidente, na redução da sua severidade. Muitas vezes, seguir normas e diretrizes locais nos projetos não é o suficiente para garantir a segurança no trânsito. É preciso considerar o comportamento real dos usuários da via, e não o seu comportamento esperado.

Uma boa prática para elaborar projetos de ruas e estradas seguras passa pela realização de auditorias de segurança viária. As auditorias consistem em uma avaliação formal de vias existentes e projetos, na qual um examinador qualificado e independente avalia o potencial de acidentes de um projeto e o seu desempenho em segurança.

É uma abordagem proativa, que busca tornar as vias mais seguras antes do início da construção ou antes que os acidentes aconteçam. O objetivo é identificar problemas de segurança existentes e potenciais e recomendar modificações na infraestrutura viária para mitigar esses riscos, direcionando o comportamento dos usuários através de intervenções na geometria e na sinalização das vias. A experiência de países desenvolvidos indica um potencial de prevenção de até 70% dos acidentes com a realização de auditorias.

As auditorias de segurança viária são uma prática comum em países com taxas baixas de mortes no trânsito. Apesar de não serem obrigatórias no Brasil, cada vez mais as auditorias estão sendo exigidas por agências que financiam projetos de mobilidade urbana e infraestrutura viária.

O WRI Brasil atua na realização de auditorias de segurança viária e no incentivo a políticas públicas que incluam esta prática nas cidades brasileiras. O WRI Brasil já realizou auditorias de segurança viária nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.