As áreas urbanas estão no centro de desafios climáticos, ambientais, econômicos e sociais. A ação coordenada e a troca de experiências entre gestores do planejamento urbano é fundamental para que as cidades brasileiras avancem em uma trajetória de desenvolvimento sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Nova Agenda Urbana da ONU.

O WRI Brasil atua em várias frentes para impulsionar essa mudança. Uma dessas frentes é a articulação e engajamento político nos níveis nacional e subnacional, para capacitar e influenciar gestores e técnicos para a implementação dessas agendas.

Junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), exercemos a secretaria executiva do Fórum Unicidades, iniciativa pioneira em reunir dezenas de gestores municipais responsáveis pelas pastas de desenvolvimento urbano, planejamento urbano e urbanismo, além de autarquias municipais responsáveis pelo planejamento.

Criado em 2021, o Fórum tem por objetivo proporcionar um espaço para discutir os desafios atuais e futuros do planejamento e da gestão urbana à medida em que cidades são impactadas pelas crises econômica, ambiental e sanitária; e, também, subsidiar tecnicamente o posicionamento de prefeitas e prefeitos frente a debates nacionais dos poderes Executivo e Legislativo Federal.

Atividades e governança

Mais de 80 cidades brasileiras das cinco regiões do país integram o Fórum Unicidades, que se consolidou como um ambiente de trocas de experiências e de debate sobre a agenda urbana no âmbito municipal, incluindo a identificação das melhorias regulatórias necessárias para adaptar o planejamento urbano no Brasil a uma nova e futura realidade. O Fórum promove encontros bimensais, além de eventos para troca de conhecimento e capacitações para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e a articulação dos gestores para posicionamentos sobre pautas relevantes dos poderes legislativo e executivo de âmbito federal. Para tanto, o fórum conta com um Comitê de Coordenação Nacional e Coordenações Regionais.

A atual presidente do Fórum Unicidades é Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM). Junto a ela, duas vice-presidências apoiam a promoção da agenda, sendo eles Renato Barandier, secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói/RJ, e Sérgio Ferrari, secretário de Infraestrutura de Aracaju/SE.

Acompanhe os debates do fórum pelo Youtube