A Iniciativa Global de Restauração trabalha com governos e parceiros internacionais para inspirar, capacitar e implementar a restauração de paisagens degradadas para recuperar a produtividade econômica e ambiental.

Ao lado da UICN e de outros parceiros, o World Resources Institute (WRI) identificou mais de dois bilhões de hectares de florestas e terras agrícolas devastadas e degradadas para restauração - uma área aproximadamente duas vezes maior do que a China. Usando esses dados como base, trabalhamos para promover a restauração de terras degradadas novamente para florestas naturais, sistemas agroflorestais (SAFs) ou agricultura produtiva. Abranger a restauração de paisagens e florestas permitirá um mundo em que a quantidade de cobertura florestal cresça enquanto a produtividade das terras agrícolas existentes aumenta.

A Iniciativa Global de Restauração pretende acelerar a restauração de terras degradadas em agricultura sustentável, agroflorestas e paisagens florestadas. A estratégia funciona globalmente e em profundidade em diferentes países. Os resultados da iniciativa contribuirão para:

  • Desafio de Bonn: 150 milhões de hectares de terras de florestas desmatadas e degradadas no processo de agroflorestação e restauração florestal até 2020;
  • Declaração de Nova York sobre Florestas: Com base no Desafio de Bonn, 350 milhões de hectares de terras degradadas e desmatadas em recuperação até 2030.

No Brasil, o trabalho em restauração do WRI Brasil inclui:

  • Projeto VERENA: Fundado em 2015 pelo empresário Roberto Waack, o WRI Brasil e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). As duas organizações estão atualmente liderando a iniciativa, que é apoiada pela Children's Investment Fund Foundation (CIFF). O Projeto VERENA busca demonstrar a viabilidade técnica e econômica da restauração e do reflorestamento com espécies nativas em larga escala, destacando os benefícios sociais e ambientais da atividade. Insere-se no contexto da contribuição brasileira para a solução do desafio climático, com foco na ampliação da cobertura florestal em áreas degradadas e no fortalecimento da economia florestal e de baixo carbono.
  • Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restauração (ROAM): Ao lado da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e de parceiros do Forest landscape restoration (FLR), o WRI Brasil aplicou a ROAM em seis estados brasileiros. A metodologia oferece passos práticos para diversos interessados em restaurar paisagens em qualquer escala. A ROAM reúne conhecimentos, desenvolve e aplica ferramentas e constrói capacidade técnicas ao mesmo tempo em que apoia tomadores de decisão, profissionais, pesquisadores e proprietários de terras no mundo todo.
  • Iniciativa 20x20: A iniciativa - lançada formalmente na COP20, em Lima - apoia o Desafio de Bonn e é um esforço liderado por países para restaurar 20 milhões de hectares de terras na América Latina e no Caribe até 2020. A Iniciativa 20x20 publicou uma análise econômica sobre o uso da terra e restauração na América Latina e no Caribe no final de 2016. O governo brasileiro aderiu à Iniciativa 20x20 na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, realizada em Cancún em 2016, em um resultado do trabalho do WRI Brasil em parceria com a UICN e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.
(Foto: Frederico Pereira/Flickr)