Nos últimos anos, o número de passageiros no transporte coletivo caiu de maneira expressiva, enquanto a frota de carros e de motocicletas continuou aumentando. A motorização crescente e acelerada aumentou os congestionamentos e a poluição, fatores que contribuem diretamente para as mudanças climáticas. Em 2012, após décadas de crescimento urbano rápido e desordenado, agravado pela falta de investimentos em infraestrutura básica, o Brasil instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que exige das cidades com mais de 20 mil habitantes a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana para promover uma mobilidade mais sustentável. A lei abrange mais de três mil cidades e exige conhecimento e experiência para que esses planos sejam desenvolvidos e implementados com sucesso.

O WRI Brasil partiu da experiência na concepção e implementação de projetos de mobilidade sustentável para criar a metodologia Sete Passos, que orienta as cidades no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana. Endossada e oficialmente adotada pelo Ministério das Cidades na edição de 2015 do PlanMob, a metodologia enfatiza a importância do transporte coletivo e não motorizado e ensina a envolver a sociedade civil no processo de planejamento. As sete etapas para o desenvolvimento do plano, cada uma formada por um conjunto de diretrizes e ações, são: preparação, definição de escopo, procedimentos gerenciais, elaboração, aprovação, implementação, e avaliação e revisão.

O WRI Brasil detalhou a metodologia na publicação Sete Passos – Como Construir um Plano de Mobilidade Urbana, que já registrou milhares de downloads desde seu lançamento em 2015. No programa de capacitação, o Ministério das Cidades e o WRI Brasil ofereceram mais de 20 oficinas, com a participação de representantes de mais de 300 cidades. Além disso, o WRI Brasil prestou apoio técnico direto a mais de 20 cidades, onde vivem mais de 25 milhões de pessoas, no desenvolvimento de seus Planos de Mobilidade Urbana. Recentemente, foi lançado ainda o curso online que facilita a capacitação de interessados em todo o país.