As cidades brasileiras passaram por um processo de urbanização acelerado, trazendo diversos desafios a serem superados. Carência de espaços públicos vibrantes, poluição do ar, ausência de arborização, baixa qualidade da infraestrutura para mobilidade ativa são algumas das dificuldades enfrentadas diariamente por quem vive nos centros urbanos, atualmente 85% da população brasileira.

A construção de cidades sustentáveis passa pela criação de bairros e espaços públicos que ofereçam maior qualidade de vida aos cidadãos. Para isso, é preciso intervenções na escala da rua e do bairro, que coloquem as pessoas em primeiro lugar.

O WRI Brasil oferece apoio técnico, pesquisa e capacitações para o desenvolvimento de projetos em escala de bairro que promovam a vitalidade urbana e busquem beneficiar e envolver a população local nas decisões. As soluções passam pela qualificação de espaços públicos, incentivos a fachadas ativas e bairro de uso misto, promoção de territórios de inovação no meio urbano e o aumento de áreas verdes.