Você está aqui

Plano Estratégico

Plano Estratégico da WRI

2014-2017

Estamos vivendo em um momento crítico.

As últimas duas décadas testemunharam um progresso econômico e social sem precedentes. Os rendimentos reais em países de baixa e média renda dobraram e as taxas de pobreza foram reduzidas pela metade. Dois bilhões de pessoas ganharam acesso a melhor água potável. A mortalidade materna caiu quase pela metade, e a parcela daqueles que estão desnutridos caiu em um terço. Isso foi uma das maiores e mais rápidas transformações na história humana. Mas essas conquistas foram acompanhadas de uma pressão crescente em nossos recursos naturais.

A cada minuto de cada dia nós estamos perdendo o equivalente a 50 campos de futebol de florestas. Mais de 1 bilhão de pessoas já enfrentam escassez de água, e esse número deve triplicar até 2025. Mudanças climáticas estão custando 700 bilhões de dólares por ano, com os maiores impactos sobre os pobres. Ao mesmo tempo, mais de 1,3 bilhões de pessoas não tem acesso a uma eletricidade segura e financeiramente acessível. Essas pressões estão em vias de aumentar, conforme a classe média global se expande de 2 bilhões de pessoas hoje para 5 bilhões em 2030, gerando maiores demandas por automóveis e alterando fundamentalmente os padrões de consumo. Muitas dessas pessoas estão se mudando para cidades, as quais devem aumentar em 1,5 bilhão de pessoas até 2030.

Os padrões atuais de produção e consumo são sustentáveis? Acreditamos que não.

É possível continuar a desfrutar de progresso econômico e social e de melhorias na qualidade de vida, permanecendo dentro dos limites do planeta e respondendo às mudanças climáticas? Acreditamos que sim. Mas isso exigirá um melhor entendimento das possibilidades e uma liderança mais decisiva para nos levar a esse futuro sustentável.

CRESCENDO SOBRE AS BASES DA WRI

A WRI foi fundada em 1982 com o propósito de trazer uma análise de ponta para os desafios mundiais ao desenvolvimento e ao meio ambiente. Durante as três últimas décadas, nós trabalhamos com governos, empresas e sociedade civil para conduzir ações ambiciosas baseadas em dados de alta qualidade e em análises objetivas. Com nossos parceiros, demonstramos o sucesso de ideias inovadoras e expandimos essas soluções para um impacto duradouro e de longo alcance.

A missão da WRI é hoje mais relevante do que nunca. Decisões críticas serão tomadas nessa década e determinarão se o mundo terá sucesso em sua busca por prosperidade sustentável para todos.

RESPONDENDO A SEIS DESAFIOS URGENTES

Internacionalmente, os programas da WRI terão como foco seis desafios mundiais inter-relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente que devem ser abordados nessa década.

  • Florestas: O desmatamento em massa deve ser interrompido, e a restauração de 2 bilhões de hectares de terras degradadas deve ser acelerada.
  • Água: Riscos críticos devem ser mensurados, mapeados e manejados.
  • Alimentos: Novas abordagens devem ser tomadas para alimentar de modo sustentável 9,6 bilhões de pessoas até 2050.
  • Mudanças Climáticas: As emissões globais de gases do efeito estufa devem atingir um pico até 2020, enquanto se constrói uma economia de baixo carbono robusta.
  • Energia: A transição para uma energia limpa e financeiramente acessível deve ser acelerada para um ponto de inflexão.
  • Cidades e Transporte: A mudança para cidades de baixo-carbono eficientes e habitáveis deve ser feita para suportar os habitantes das cidades hoje no mundo e o 1,5 bilhão que se somará a eles até 2030.

Responder a esses desafios exige a contribuição e a ação de três disciplinas transversais:

  • Negócios: Criar valor de negócio para a sustentabilidade ambiental.
  • Governança:Empoderar as pessoas com acesso à informação e a direitos ambientais.
  • Finanças: Deslocar investimentos para o desenvolvimento sustentável.

Iniciativas-Tema: Impacto em Escala

Iniciativas-Tema da WRI

Dada a urgente necessidade de se obter impacto, nós focamos nossas energias em um número limitado de diferentes linhas de produtos, que chamamos de “Iniciativas-Tema”. Essas são os principais conjuntos de trabalho que serão realizados em estreita colaboração com parceiros e que são definidos pelas seguintes qualidades:

  • Uma oferta irrecusável: Uma metodologia clara que recorra aos pontos fortes únicos da WRI.
  • Uma mensagem de mudança convincente: Pesquisa acadêmica é necessária, mas não é suficiente. A WRI procura juntar evidências para novas políticas, deslocar investimentos, e mudar comportamentos.
  • Um “ponto de inflexão” identificado: Nós não estamos satisfeitos com projetos-piloto bem sucedidos. Nossas iniciativas são destinadas a gerar uma mudança sistêmica.
  • Uma estratégia clara para expansão: Essas iniciativas devem ter mecanismos de propagação definidos e fortes parcerias.

Expandindo Nossa Rede Global

Nós temos agora escritórios internacionais na China, Índia, e no Brasil, além dos Estados Unidos. Escritórios mais flexíveis (“lighter touch”) foram estabelecidos na Europa (Bruxelas) e na Indonésia, e iremos avaliar um novo escritório na África em 2015. Os centros EMBARQ da WRI no México e na Turquia são parte-chave de nossa rede global, particularmente em apoio ao nosso Programa de Cidades e Transporte.

Instrumentalizando a WRI para a tarefa

Garantir a nossa nova estratégia exigirá de nós melhorar nossos sistemas internos e fortalecer nossas operações. Aprofundaremos nossa capacidade nas nossas funções de apoio essenciais: recursos humanos, gestão financeira, desenvolvimento, comunicação, excelência de pesquisa, e gestão de resultados. Procuraremos elevar nossa capacidade econômica e política para termos maior influência; expandir nossa expertise em tecnologia de informação e comunicação, incluindo sensoreamento remoto, crowdsourcing, e visualização de dados; e influenciar nosso Conselho de Diretores para desempenhar um maior papel no nosso impacto global.

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.