Você está aqui

Planos de Mobilidade Urbana

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)


Desafios

Nos últimos 15 anos, o número de passageiros no transporte coletivo caiu 15% no Brasil, enquanto a frota de carros quase triplicou e frota de motocicletas cresceu cinco vezes. A motorização crescente e acelerada aumentou os congestionamentos e a poluição, fatores que contribuem diretamente para as mudanças climáticas. Em 2012, após décadas de crescimento urbano rápido e desordenado, agravado pela falta de investimentos em infraestrutura básica, o Brasil instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que exige das cidades com mais de 20 mil habitantes a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana para promover uma mobilidade mais sustentável. A lei abrange mais de três mil cidades e exige conhecimento e experiência para que esses planos sejam desenvolvidos e implementados com sucesso.

Soluções

O WRI Brasil partiu da experiência na concepção e implementação de projetos de mobilidade sustentável para criar a metodologia Sete Passos, que orienta as cidades no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana. Endossada e oficialmente adotada pelo Ministério das Cidades na edição de 2015 do PlanMob, a metodologia enfatiza a importância do transporte coletivo e não motorizado e ensina a envolver a sociedade civil no processo de planejamento. As sete etapas para o desenvolvimento do plano, cada uma formada por um conjunto de diretrizes e ações, são: preparação, definição de escopo, procedimentos gerenciais, elaboração, aprovação, implementação, e avaliação e revisão.

O WRI Brasil detalhou a metodologia na publicação Sete Passos – Como Construir um Plano de Mobilidade Urbana, que já registrou milhares de downloads desde seu lançamento em 2015. No programa de capacitação, o Ministério das Cidades e o WRI Brasil ofereceram mais de 20 oficinas, com a participação de representantes de mais de 300 cidades. Além disso, o WRI Brasil prestou apoio técnico direto a 18 cidades, onde vivem 24 milhões de pessoas, no desenvolvimento de seus Planos de Mobilidade Urbana. Recentemente, foi lançado ainda o curso online que facilitará a capacitação de interessados em todo o país.

A atuação do WRI Brasil consiste na realização de eventos de planejamento estratégico e capacitação na metodologia Sete Passos, apoio em oficinas de engajamento social, suporte técnico nas várias etapas e atividades para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana, além do estímulo à troca de experiências e entre cidades. Como ferramenta de planejamento que considera vários aspectos urbanos, este trabalho pode integrar outras áreas de expertise do WRI Brasil, como transporte públicos coletivo, transporte ativo, governança, planejamento do uso e ocupação do solo e eficiência urbana.

Ferramentas e materiais de apoio:

Sete Passos – Como Construir um Plano de Mobilidade Urbana

Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.