Geógrafo, atuou por mais de 10 anos no setor público, tendo exercido as funções de Superintendente de Meio Ambiente no Mato Grosso Sul, de Diretor de Ecossistemas e Presidente Substituto no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de Secretário Estadual de Meio Ambiente no Pará. No exercício desses cargos, dirigiu e implementou um amplo conjunto de políticas pública e de programas governamentais na área ambiental.

Como Diretor de Ecossistemas no IBAMA, atuou na gestão do sistema de unidades de conservação federal, num momento em que o Brasil, na implementação da estratégia de redução do desmatamento na Amazônia, ampliou significativamente a área total protegida.

Como Secretário Estadual de Meio Ambiente no Pará, coordenou entre 2007 e 2009 o desenvolvimento de uma nova abordagem para a regularização ambiental rural e a criação do cadastro ambiental rural, cinco anos antes do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012) instituir esses instrumentos na legislação federal.

Vem atuando como consultor nos últimos anos e trabalhando especialmente com organizações não-governamentais, agências de cooperação multilateral e fundações em iniciativas e projetos relacionados ao desenvolvimento de política públicas, em cooperação com órgãos governamentais, na implementação de projetos socioambientais junto a comunidades e na articulação de arranjos de promoção de negócios sustentáveis.

Tem especial interesse pelo desenvolvimento de instrumentos de financiamento da gestão ambiental, tendo liderado em 2006 a criação de um fundo de compensações ambientais em parceria entre o IBAMA e a Caixa Econômica Federal. No Pará, criou o fundo público de compensação ambiental e de recursos oriundos de leilões de bens apreendidos em operação de controle ao desmatamento. No setor privado, atua desde 2009 como consultor na orientação estratégica do Fundo Vale, fundo de financiamento de projetos ambientais com atuação na Amazônia, mantido pela Empresa Vale.

Nos últimos três anos, vem atuando em praticamente todos os estados amazônicos em projetos de fomento ao cadastramento ambiental e à regularização ambiental rural. Isto inclui o desenvolvimento de estratégias de restauração dos passivos florestais e iniciativas conduzidas através de parcerias entre agências internacionais de cooperação, organizações não-governamentais e governos estaduais.