Esta nota prática tem como objetivo compilar e disseminar casos potencialmente bem-sucedidos de regeneração natural assistida (RNA) em ecossistemas florestais, apontando os fatores-chave que incentivam e facilitam a sua implementação.

A abordagem da regeneração natural encontra apoio em métodos que procuram remover distúrbios ambientais causados por humanos, como o fogo e a supressão da vegetação, a fim de facilitar e acelerar esse processo de regeneração. A RNA se encontra no ponto intermediário entre a regeneração natural e os diferentes níveis de assistência, a depender do grau de intervenção a que a área foi submetida anteriormente e de sua resiliência.

Principais destaques do estudo

  • 24 casos de regeneração natural assistida (RNA), 15 no Brasil e 9 ao redor do mundo, foram compilados e analisados para gerar um arcabouço de informações sobre os fatores-chave que podem desencadear projetos bem-sucedidos;
  • Somado ao fato de a RNA comumente apresentar custos menores de implementação, os casos adotam técnicas simples para aplicação e capacitação de atores locais, e potencial de disseminação em pequena, média e larga escala, desde projetos locais, envolvendo pequenos proprietários, até projetos subnacionais de pagamento por serviços ambientais;
  • A RNA é uma técnica de restauração flexível, permitindo adaptações a diferentes contextos e objetivos. O potencial para a regeneração natural varia espacialmente de acordo com diversos fatores ambientais, sociais e econômicos; portanto, a análise desse potencial é fundamental para o sucesso da abordagem.
  • Um próximo passo é desenvolver ferramentas simples para organizações e agências locais de planejamento territorial, com envolvimento dos atores locais com o propósito de identificar áreas prioritárias na implementação eficaz de RNA.

Sobre o estudo

Este relatório foi produzido no âmbito do projeto Promovendo e implementando a Regeneração Natural Assistida em larga escala no Mato Grosso e no Pará, com apoio da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega (NICFI).