Você está aqui

Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades

Lançado em 2014 no Rio de Janeiro, o Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades foi desenvolvido para promover o uso da bicicleta, a fim de tornar as comunidades mais seguras e saudáveis. Reunindo um conjunto de informações técnicas, o manual serve se apoio para o programa Morar Carioca, cuja meta é reurbanizar as comunidades do Rio de Janeiro até 2020.

Uma equipe formada por técnicos das secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, do IAB-RJ, da Alta Planning e do WRI Brasil Cidades Sustentáveis reuniu informações de diagnóstico baseado em diversas visitas a comunidades com tipologias diversificadas, como o Bairro Proletário do Dique e o Cordovil - na Zona Norte, o Morro dos Cabritos e Morro da Babilônia - em Copacabana, e a Vila Juaniza - na Ilha do Governador, para mapear os desafios do uso das bicicletas nas comunidades do Rio.

O Manual desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis reúne as melhores práticas de infraestrutura para os diversos tipos de terreno, tanto dentro das comunidades quanto na interface com a cidade formal. Além de informações sobre infraestrutura, o Manual apresenta programas para desenvolver e promover a economia local, para educação dos moradores em relação ao uso da bicicleta e para acompanhamento e fiscalização, de forma a garantir que as mudanças tenham continuidade e evolução.

Fique Conectado

Receba Nossa Newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.