Você está aqui

Segurança Viária

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)


Desafios

Todos os anos, mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no mundo, 40 mil destas apenas no Brasil. Isso se deve, em grande parte, à ausência de um planejamento urbano adequado. Em muitas cidades, não é oferecida infraestrutura apropriada para garantir a segurança de usuários vulneráveis da via, como calçadas de qualidade, infraestrutura cicloviária, sistemas prioritários para transporte coletivo e conectividade viária. Além disso, muitas cidades carecem de políticas abrangentes de segurança viária, além de adotar abordagens tradicionais e reativas, nas quais muitas mortes ocorrem até que providências sejam tomadas. É preciso implantar soluções para salvar vidas no trânsito que também incentivem a prática de atividade física, oferecendo um ambiente mais saudável e, assim, aumentando a qualidade de vida nas cidades.

Soluções

O WRI Brasil trabalha com soluções de eficiência comprovada na melhoria de desenho e planejamento urbano focado em usuários vulneráveis da via e passageiros do transporte coletivo. Ajudamos a redesenhar vias e espaços públicos e aprimoramos os sistemas de transporte coletivo por meio de auditorias de segurança viária e capacitação de equipes locais em boas práticas de desenho urbano. Promovemos o engajamento e alinhamento estratégico de atores para que projetos se tornem realidade. O WRI Brasil apoia também o desenvolvimento de políticas e estratégias locais para disseminar o conceito de falibilidade humana e vias que perdoam erros, através da Abordagem de Sistemas Seguros, além de monitorar e avaliar impactos das soluções adotadas pelas cidades, identificando evidências para disseminá-las em diferentes contextos.

As soluções oferecidas pelo WRI Brasil se baseiam em experiências globais da rede WRI, lastreadas em auditorias e inspeções de segurança viária realizadas em mais de 1.000 km de vias e corredores de BRT em 32 cidades de 12 países, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Cidade do México, Indore, Bhopal e Ahmedabad, Istanbul e Dar es Salaam. Em parceria com a Iniciativa Global em Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies e com a FIA Foundation, o WRI Brasil tem apoiado São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba na concepção e implantação de áreas de velocidade reduzida. Um ambiente urbano mais humano ajuda a mitigar emissões de gases poluentes ao reduzir as velocidades e estimular a caminhabilidade e os modos não motorizados, além de proporcionar uma grande oportunidade de salvar vidas.


Ferramentas e materiais de apoio

Segurança Viária em Sistemas Prioritários para Ônibus

O Desenho de Cidades Seguras

Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.