Você está aqui

Sistemas de Conversão de Resíduos em Energia – Sludge to energy

(Foto: Asian Development Bank, Flickr)


Desafio

Gerar energia limpa e eliminar resíduos são dois grandes desafios das cidades do século XXI pelo seu impacto no meio ambiente e na qualidade de vida urbana. Processos tradicionais de tratamento de esgotos poluem cursos d’água e ainda precisam de muita energia para seu funcionamento. Ao serem incineradas, as lamas de depuração liberam gases de efeito estufa na atmosfera; depositadas em aterros sanitários, induzem a produção de metano. Uma boa alternativa são os sistemas de conversão de resíduos em energia, ainda pouco difundidos nos países em desenvolvimento, apesar de possuírem uma tecnologia bem conhecida.

Solução

Em 2015, o WRI China liderou um estudo focado nos benefícios dos sistemas de conversão de resíduos em energia a partir de um projeto piloto realizado na cidade de Xiangyang. Em continuidade ao estudo, o WRI trabalhou com o Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural e mais quatro cidades chinesas na implantação do projeto.

A principal conclusão é que esses sistemas de conversão de resíduos em energia têm a capacidade de reduzir os resíduos sólidos, as emissões de gases na atmosfera e a poluição das águas, além de economizar recursos financeiros. Ainda, os resíduos gerados no tratamento podem ser explorados como compostos orgânicos ou fontes de energia. Esses projetos ajudarão cidades chinesas a reduzir as emissões em 700.000 toneladas de CO2 equivalente por ano e a produzir cerca de 40 milhões de metros cúbicos de gás natural comprimido para ser utilizado por táxis e ônibus municipais e servir como fonte de energia para o próprio sistema. Esses resultados contribuirão imensamente para a China alcançar suas metas na diminuição das emissões de gases do efeito estufa.

Atualmente, o WRI está trabalhando com o Banco Mundial e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos para promover mundialmente os sistemas de conversão de resíduos em energia. No Brasil, o tema deve tornar-se uma nova frente de trabalho com o suporte da equipe do WRI Global.


Ferramentas e materiais de apoio

Cidades chinesas começam a transformar resíduos em energia

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.