Você está aqui

Transporte Coletivo


Desafios

No atual contexto brasileiro, com o crescimento da motorização privada, congestionamentos e a perda de passageiros no transporte coletivo, é importante implantar redes que proporcionem uma mobilidade urbana integrada, eficiente, acessível, segura e de qualidade. Apesar de esforços recentes, com a expansão de sistemas sobre trilhos e sistemas prioritários para ônibus, incluindo sistemas Bus Rapid Transit (BRT), ainda há muito a ser feito e são necessários avanços em aspectos financeiros e regulatórios na dimensão metropolitana.

Soluções

O WRI Brasil apoia cidades na implementação e qualificação de sistemas integrados de transporte coletivo dentro da abordagem ASI (Avoid, Shift, Improve - em português, Evitar, Mudar, Melhorar). Um transporte coletivo de qualidade permite fidelizar e atrair usuários, reduzir as emissões e orientar o desenvolvimento urbano sustentável. Compartilhamos boas práticas e publicações. Nosso apoio técnico contempla do planejamento à implementação e operação. Nossos principais projetos incluem:

Alinhamentos Estratégicos: workshops desenvolvidos nas cidades para auxiliá-las a mapear atividades e definir prazos e responsabilidades de cada departamento envolvido na implantação de um projeto de transporte ou sistema BRT. Devem contar com a participação dos principais atores envolvidos: entre eles, governantes, secretários municipais, gerentes de projeto e operadores de ônibus.

SimBRT: o Simulador de BRT do WRI foi aplicado em três corredores do Rio de Janeiro: TransOeste, TransCarioca e TransBrasil. A avaliação do desempenho do BRT através de simulação foi decisiva para a escolha da cidade como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. O SimBRT foi também utilizado para testar e aprimorar o funcionamento do MOVE, sistema BRT de Belo Horizonte.

QualiÔnibus – Segurança em Primeiro Lugar: oferece mecanismos de gestão da segurança viária para empresas de transporte coletivo por ônibus. O objetivo é estimular a preocupação com a segurança viária dentro das empresas que operam o transporte coletivo urbano para reduzir o número de acidentes envolvendo ônibus.

QualiÔnibus – Dia Um de Operação do BRT: consiste na imersão no sistema local, através de reuniões com os departamentos responsáveis e demais envolvidos, visitas às obras de infraestrutura e palestras e atividades diretamente relacionadas aos dias que antecedem a inauguração de um sistema BRT. Já aplicado em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, desenvolve recomendações para a elaboração de manuais de operação e planos de contingência.

QualiÔnibus – Pesquisa de Satisfação: avalia a satisfação dos clientes do transporte coletivo em relação a fatores da qualidade de forma detalhada e quantitativa. Ainda, possibilita melhorias através do processo de benchmarking.

Inventário de Emissões: com o objetivo de avaliar os impactos da modernização da frota sobre a qualidade do ar, o WRI Brasil comparou os cenários antes e depois da renovação de 90% da frota de ônibus do Distrito Federal, incluindo o início das operações do Expresso DF, o sistema BRT da capital brasileira.

Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana: o Ministério das Cidades, com apoio técnico do WRI Brasil, desenvolveu três Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Elaborado com base em leis e normas vigentes no Brasil, bem como no estado da prática e nas recomendações da literatura nacional e internacional, os cadernos oferecem subsídios para a concepção, avaliação e aprovação de projetos voltados a uma infraestrutura qualificada de transportes sustentáveis.


Ferramentas e materiais de apoio:

Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana

QualiÔnibus - Segurança em Primeiro Lugar

QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação

QualiÔnibus - Dia Um de Operação

De Cá Para Lá

Fique Conectado

Receba nossa newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia.